«Acompanhar é essencial na missão da Igreja», padre Tiago Neto

«Interpelações ao Acompanhamento» encerrou 1º Encontro Ibérico de Catequetas

O padre Tiago Neto, diretor do Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa considerou fundamental “a formação dos catequistas para o acompanhamento” e que eles mesmos “sejam sujeitos de um acompanhamento”.

Na última conferência do passado sábado, que contou ainda com intervenções de D. António Moiteiro e de Juan Carlos Carvajal Blanco, o catequeta refletiu sobre o “acompanhamento no magistério do Papa Francisco” numa época em que “anda existe a ideia de que a catequese é algo que se realiza numa hora da semana”

“O Catequista, para acompanhar, tem de ter uma visão global da missão do catequista para iniciar passos nesta arte do acompanhamento. A criatividade e a docilidade do Espírito Santo são condições essenciais para encontrar formas de acompanhar evangelizando”.

Apresentando os vários “lugares do acompanhamento cristão” o padre Tiago Neto sustentou que “não chega uma hora para ajudar outros no caminho”.

“Acompanhar pressupõe a globalidade de todos os ministérios e realidades eclesiais da comunidade cristã de modo a que se possa trabalhar em rede para que o catequista se preocupe com a totalidade da vida do adolescente”.

Na conferência o diretor do Setor da Catequese de Lisboa considerou que “a igreja tem um deficit de escuta” e que é essencial “suscitar e acompanhar processos muito mais do que impor percursos”.

“No caso concreto dos catequistas não devemos menosprezar o papel de quase confidente, tendo uma representação simbólica muito diferente dos outros educadores. Isso faz com que possa acompanhar mais profundamente, em determinadas circunstâncias para ajudar as pessoas a discernir e a decidir-se”.

O 1º Encontro de Catequetas Ibérico foi organizado pela Faculdade de Teologia, núcleo de Braga, com o apoio do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

 

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades