Jornadas evocam memória de Monsenhor Amílcar Amaral

Figura ímpar da catequese portuguesa vai ser recordado nas Jornadas Nacionais de Catequistas 2019.

No centenário do nascimento de monsenhor Amílcar Amaral a JNC19, que se realiza em Fátima de 25 a 27 de outubro de 2019, vai evocar a memória de “um nome ímpar e fundamental para se perceber a história da catequese em Portugal”, afirmou, na passada sexta-feira D. António Moiteiro, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) na reunião dos secretariados diocesanos da catequese que decorreu em Fátima.

“A ele se deve a existência de um programa, a divisão dos grupos catequéticos por faixa etárias, os guias dos catequistas e os catecismos para os catequizandos” numa constante “preocupação teológica e catequética que apresentava, pela primeira vez, uma preocupação gráfica de assinalar”, acrescentou, numa reunião com os Secretariados Diocesanos da Catequese, em Fátima.

Com o tema ‘Uma catequese inovadora’ a JNC19 vai refletir sobre os desafios atuais “da catequese com adolescentes” e procurar “revitalizar a memória e o rasgo catequético e pastoral de um homem à frente no seu tempo”, sustentou o prelado.

Monsenhor Amílcar Amaral foi sacerdote da Diocese de Aveiro e primeiro diretor do Secretariado da Catequese criado a 29 de março de 1949. A ele se deve a criação dos catecismos nacionais ‘A Doutrina Cristã’ bem como os primeiros documentos para formação de catequistas.

Educris|09.07.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades