«Os catequistas são o rosto de Jesus para os mais novos», afirma D. Nuno Brás

Bispo do Funchal marcou presença no dia diocesano do Catequista e lembrou missão e desafios dos agentes catequéticos

Numa intervenção proferida ontem, no Dia Diocesano do Catequista, o prelado pediu aos catequistas para “estudarem a carta pastoral sobre o setor” pois a igreja precisa um novo paradigma:

“Precisamos de passar de uma catequese que é uma simples transmissão de doutrina para uma catequese que seja um encontro com Jesus Cristo e que dê a possibilidade ao catequizando de se encontrar com o próprio Jesus”.

Citado pelo Jornal da Madeira, D. Nuno Brás lembrou que o novo documento “desliga-se de uma catequese mais escolar” para abraçar “uma dimensão celebrativa, orante e prática do Evangelho”.

Perante sete centenas de catequistas, reunidos no pavilhão do Colégio do Infante, no Monte, o prelado desafiou os catequistas a serem “o rosto de Jesus para aquelas crianças e os jovens que lhe estão confiados” e a estarem “integrados na comunidade paroquial” de modo a que a sua vida “mostre aquilo que é a presença de Jesus”.

No final da sua reflexão D. Nuno Brás pediu aos sacerdotes que “deem importância àquilo que é a função e o trabalho do catequista e por isso mesmo é importante que os catequistas sejam acompanhados pelos párocos que é, digamos, o primeiro catequista da paróquia”.

Educris|11.06.2019

Fotografia: Duarte Gomes (Jornal da Madeira)

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades