Fátima: Jornadas Nacionais de catequistas analisam «Dimensões da formação»

«Ser Catequista Hoje: As Dimensões da Formação» é o tema das Jornadas Nacionais de Catequistas 2018 [#JNC2018] que o Centro Paulo VI, em Fátima, recebe de 26 a 28 de outubro de 2018

A formação, destinada a Catequistas de todo o país, acontece no encerramento da Semana Nacional da Educação Cristã e tem como ponto de partida a carta pastoral publicada pela Conferência Episcopal Portuguesa em maio passado.

"Esta carta constituiu-se base para o trabalho catequético dos próximos anos e queremos, em contexto de jornadas, dá-la a conhecer a todos os catequistas", afirmou, ao Educris, D. António Moiteiro, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF):

"Quisemos, com estas jornadas, dar a conhecer a nova Carta Pastoral, e darmos a oportunidade, aos catequistas, de criarem momentos de intimidade com Cristo em vários momento de oração que vamos ter. No domingo vamos ter um conjunto de ateliers temáticos que vão permitir aos agentes de catequese conhecer a fundo os lugares de encontro com Jesus Cristo, os destinatários e os mediadores do encontro", apontou.

Este ano "queremos refletir sobre a importância da formação para o catequista nas suas várias dimensões".

Programa das JNC18

As Jornadas tem início pelas 21h00 do dia 26 de outubro no Centro Paulo VI, em Fátima, com a apresentação do «O Plano de Formação de Catequistas 2018» por D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro, Bispo de Aveiro e Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).


No dia 27 de outubro, sábado, a manhã inicia-se com a conferência «As dimensões querigmática e mistagógica da catequese», pelo P. Joaquim Nunes Ganhão, Diretor do Secretariado da Liturgia da diocese de Santarém. Durante a tarde de sábado, Maria Luísa Boléo, da Catequese do Patriarcado de Lisboa, abordará o tema «Primeiro Anúncio e Discipulado – Objetivos, Conteúdos e Pedagogia», seguindo-se uma exemplificação prática do Tema 1 do Curso “Ser Catequista Hoje”.O dia termina com a conferência «A Palavra de Deus lida, refletida e rezada», proferida pelo padre Armindo Vaz, da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

À noite o Terço e Procissão na Capelinha das Aparições, vão ser presididos por D. António Moiteiro.

No domingo, dia 28, o diácono Paulo Campino, Diretor do Secretariado Diocesano da Catequese de Santarém, analisa o tema «Catequista: discípulo e acompanhante».

As conclusões do encontro vão ser apresentadas pelas 11h15 estando a cargo do padre Tiago Neto, Irmã Margarida Abreu e padre José António Gonçalves.

AS JNC18 encerram os trabalhos na eucaristia que tem lugar na Basílica da Santíssima Trindade e é presidida por D. António Moiteiro,  Bispo de Aveiro e Presidente da CEECDF.

Em anexo encontra a ficha de inscrição da iniciativa.

Educris|31.08.2018

 




Newsletter Educris

Receba as nossas novidades