Lisboa: Proposta catequética para comunidade surda

Paróquia de Nossa Senhora Porta do Céu, em Telheiras, vai disponibilizar sessões de catequese para a comunidade surda.

Ao Educris Isabel Vale, do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência da Conferência Episcopal Portuguesa, afirmou que "existem muitas pessoas que necessitam de uma comunicação diferenciada" dentro das comunidades cristãs do Patriarcado.
A proposta pretende promover a "inclusão de pessoas surdas ou com deficiências que necessitem de diferenciação no acesso à catequese", reforça a responsável.
Os encontros de catequese acontecem às sextas-feiras entre as 17h50 e as 18h25 na paróquia de Telheiras.
Outras experiências em Portugal

Para além da paróquia  de Telheiras, no Patriarcado de Lisboa, a diocese do Algarve, também conta com linguagem gestual em algumas celebrações liturgicas na paróquia da Sé de Faro. A Basílica dos Congregados, a Arquidiocese de Braga, é outro dos lugares da comunidade católica em Portugal onde se pode participar da eucaristia com linguagem gestual.

Desde 2013 o Santuário de Fátima tem interpretes de lingua gestual na  Eucaristia dominical das 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade. Na Diocese do Porto a iniciativa acontece na paróquia do Santíssimo Sacramento desde 2011.

Maria Isabel Vale sustenta que "ainda existe muito caminho a percorrer" nesta domínio tendo em conta as "mais de três mil paróquias" existentes em Portugal e a aparente "incapacidade de trocar experiências".

O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência foi criado no âmbito da Pastoral Social pela Conferência Episcopal Portuguesa em novembro de 2010.

Mais informações:

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades