Viana do Castelo: Caminhada de advento sob o tema «Agradece, somos Igreja»

Vigararia da Evangelização, Doutrina da Fé e Catequese (VEDFC) da diocese do Alto Minho propõe a construção de um presépio em cinco passos.

A Diocese de Viana do Castelo lançou hoje um roteiro para a vivência do tempo de Advento e  Natal sob o tema «Agradece, somos Igreja». A comemorar os 40 anos da sua criação a dioceses minhota quer "envolver os diocesanos na valorização da sua identidade comum":

"Se uma Diocese é a porção do povo de Deus, constituída por um conjunto de cristãos, confiada ao bispo, também a dinâmica para o Advento e Natal versará a consciencialização de cada cristão sobre esta realidade a que pertence", lê-se no enquadramento geral do roteiro.

A dinâmica deste ano propõe a construção de "uma cabana do presépio, em cinco passos, onde em cada passo surge um elemento novo para a sua construção: Domingos do Advento a construção das paredes e no Dia de Natal a construção do telhado/cobertura/parte superior":

"A dinâmica construtiva é acompanhada de uma frase do Evangelho e um hashtag (marcador) como 'elemento cativador' e vão surgir as expressões: 1.º #SouPedraViva; 2.º #SouIgrejaDoméstica; 3.º #SouIgrejaParoquial; 4.º #SouIgrejaDiocesana (Advento) e 5.º #SouCristão (Natal)".

Para as principais celebrações a VEDFC criou uma reflexão que "poderá ser lida no Ato Penitencial, uma Oração, adaptada para o momento de Ação de Graças ou para integrar na Oração Universal, uma Atitude concreta a ser proposta à comunidade e uma proposta para se realizar em Família".

De acordo com o roteiro algumas celebrações "estão ainda preparadas orientações para os grupos de Jovens, Catequese e EMRC".

No sítio online da diocese de Viana do Castelo é possivel descarregar o ficheiro com a proposta para este ano.

O roteiro do Advento e Natal mobiliza os diocesanos desde o primeiro Domingo do Advento, a 3 de dezembro, até ao Batismo do Senhor, no dia 8 de janeiro de 2018.

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades