JNC17: Um lugar de aprofundamento, estudo e reflexão da Nova Carta Pastoral

Mais de 600 catequistas participam nas Jornadas Nacionais do setor que decorrem em Fátima até ao próximo domingo.

Na sessão de abertura, que decorreu esta noite no Centro Paulo VI, em Fátima, D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) começou por afirmar que a catequese é a resposta da Igreja ao apelo “de Jesus” que nos diz “ide e fazei discípulos”.

D. António Moiteiro recordou o tema das Jornadas deste ano para afirmar que “esta primeira noite mais do que um tema de estudo e reflexão quisemos ter um momento de oração, de encontro, um momento em que cada um de nós vai fazer oração”.

Para o prelado as Jornadas Nacionais de Catequistas devem ser um “tempo de encontro com Jesus e de comunhão uns com os outros. Um tempo em que queremos estudar e aprofundar a carta pastoral para que a Catequese seja encontro”, apontou.

Após a sessão inaugural a reflexão foi trazida aos catequistas, sob a forma de Lectio Divina,  pelo padre Mário Rodrigues de Sousa, da diocese do Algarve, a partir do trecho do evangelho de João «“Vimos o Senhor!” (Jo 20,25) A Alegria do encontro com o ressuscitado».

Amanhã, sábado, os trabalhos iniciam-se com a celebração da eucaristia, presidida por D. António Pelino Domingues, vogal da CEECDF, na Basílica da Santíssima Trindade com início às  9h00.

D. António Moiteiro apresenta, a partir das 10h30, a conferência «Linhas programáticas para a Catequese».

Às 11h50 «O encontro com Jesus Cristo» é tema de reflexão pelo padre José Frazão Sj, superior provincial da Companhia de Jesus.

A tarde fica marcada por sessões de trabalho, em ateliers de análise e reflexão catequética, em vários lugares de Fátima.

Educris|03.11.2017



Recursos:
JNC17: Sessão de abertura :


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades