Fátima recebe Jornadas Nacionais de Catequistas

Iniciativa, da responsabilidade do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC). decorre entre hoje e Domingo e vai analisar e refletir a nova Carta Pastoral para o setor.

O tema do encontro, que espera mais de 500 catequistas de todo o país, é homónimo da Carta Pastroal editada em maio passado pela Conferência Episcopal Portuguesa: «Catequese: A Alegria do encontro com Jesus Cristo».

"Esta carta constituiu-se base para o trabalho catequético dos próximos anos e queremos, em contexto de jornadas, dá-la a conhecer a todos os catequistas", afirmou D. António Moiteiro em entrevista ao Educris.

Para o novo presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) as jornadas "devem ser oortunidade para criar momentos de intimidade com Cristo nos vários momentos de oração que vamos ter".

Programa das JNC2017

Hoje, pelas 21h15, as Jornadas iniciam-se no Centro Paulo VI com a reflexão «Vimos o Senhor!” (Jo 20, 25) A alegria do encontro com o ressuscitado», pelo padre Mário Rodrigues de Sousa, especialista em Sagrada Escritura e professor na Universidade de Évora.

Amanhã, dia 4, os catequistas iniciam o dia com a celebração da Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, presidida por D. Manuel Pelino, bispo de Santarém e vogal da CEECDF.

Às 10h30 «Linhas Programáticas para a Catequese» é o tema da conferencia de D. António Moiteiro, bispo de Aveiro, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

Após o intervalo o provincial da Companhia de Jesus em Portugal, padre José Frazão, Sj, apresenta o tema «O Encontro com Jesus Cristo».

Na tarde de Sábado os catequistas são participar em sessões de trabalho, procurando aprofundar o conhecimento da Carta Pastoral «Catequese: A alegria do encontro com Jesus Cristo». Os ateliers tem como temas «lugares»; «destinatários» e mediadores».

Após o jantar, pelas 21h30, os catequistas vão rezar o terço na Capelinha das Aparições.

No dia 5 de novembro as JNC17 iniciam-se com a eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, e presidida pelo presidente da CEECDF, D.António Moiteiro.

A partir das 10h45 nova sessão de trabalho com o aprofundamento do conhecimento da Carta Pastoral Catequese: A alegria do encontro com Jesus Cristo. Os ateliers tem como temas «lugares»; «destinatários» e mediadores».

As JNC2017 são organizadas pelo Departamento de Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

Vai ser possível acompanhar os trabalhos na rede social facebook e twitter com vários diretos ao longo do evento.

Educris|3.11.2017



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades