Publicações: «História do Ensino da Doutrina Cristã na Escola»

Obra «História do Ensino da Doutrina Cristã na Escola» do padre José Martins Belinquete, da Diocese de Aveiro, vai ser apresentada hoje, dia 13 de outubro, pelas 21:00, no Centro Universitário Fé e Cultura (CUFC).

A apresentação do volume, com mais de mil páginas, tem prefácio do antigo ministro da Educação, Roberto Carneiro e vai contar, na sessão de apresentação com a presença de D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e de Sebastião Tavares de Pinho, professor da Universidade de Coimbra que vai fazer a apresentação da obra.

O novo manual resulta da investigação de "mais de seis anos do padre José Belinquete, sacerdote que durante décadas foi responsável pelo ensino religioso das escolas na Diocese de Aveiro, lê-se no comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

No prefácio, de Roberto Carneiro, o antigo ministro da educação afirma que a obra "vai ser extremamente útil para sabermos o que os nossos antepassados fizeram, e para os estudiosos que se interessem por esta parte da história para quem ela era, até agora, bastante inacessível por não ter sido ainda recolhida sistematicamente, muito menos elaborada de forma consistente e publicada".

 Ao longo de 22 capítulos, o autor aborda, entre outros temas, o ensino de Jesus, o ensino da doutrina cristã na Lusitânia, as escolas monacais, as cartinhas ou cartilhas – primeiros livros impressos pelos quais os portugueses aprenderam a ler –, os Jesuítas e a ação do Marquês de Pombal, a República e a reintrodução do ensino da doutrina cristã no programa das escolas, terminando com uma apresentação do programa e dos respetivos manuais dos alunos atualmente em uso nas escolas.

O livro, publicado pela Editora Tempo Novo, vai estar à venda por 25 euros.

Sobre o autor

O padre Belinquete, 86 anos, residente de Aveiro, é colaborador do pároco de Ílhavo. Durante décadas foi responsável pelo ensino religioso das escolas na Diocese de Aveiro e foi autor e coautor de uma série de livros para a EMRC de manuais de catequese, tal como colaborou na elaboração dos primeiros projetos de lei sobre a EMRC e a formação de professores para a EMRC, na década de 1980.

Educris|13.10.2017



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades