Leiria-Fátima: Catequistas peregrinam a Fátima

Iniciativa do Serviço diocesano de Catequese (SDC) da diocese de Leiria-Fátima reuniu cerca de duas centenas de agentes catequéticos e marcou início de novo ano pastoral.

Integrada no Encontro diocesano de Catequistas desta diocese do centro do país, a peregrinação realizou-se no passado dia 30 de setembro, e contou com catequistas de vinte e três paróquias da diocese.

Os catequistas começaram por se reunir ao Calvário Húngaro, Valinhos, para darem início à Peregrinação com um momento de oração. Depois, seguiram a caminho do Santuário, com três paragens: junto à Loca do Cabeço, depois no monumento comemorativo da aparição de agosto e, por fim, numa das estações da via sacra. Em cada uma destas paragens, depois de um texto das "Memórias" da Irmã Lúcia, lançavam-se algumas questões para a oração e reflexão pessoal, seguidas de uma proposta para fazer em grupo e a partilha da reflexão", lê-se no blog do SDC.

Na eucaristia, celebrada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário e presidida pelo diretor diocesano da catequese, padre José Henrique, o bispo diocesano, D. António Marto, em mensagem escrita, agradeceu "o serviço à Igreja e na Igreja" destes agentes de formação lembrando, em seguida, que "ser catequista é uma vocação que requer amor a Cristo e ao seu povo".

Na missiva prelado recordou que "não se trata só de ensinar, mas de guiar ao encontro com Jesus Cristo ressuscitado e vivo, através das palavras e do testemunho". O texto pede a todos que desenvolvam "familiaridade com Jesus, à semelhança de Maria," de modo a perceberem "o mistério de amor" que é Deus".

Educris|04.10.2017



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades