Leiria-Fátima: catecúmenos vivem ritos de iniciação

Nove catecúmenos da diocese de Leiria-Fátima viveram , no passado domingo, dia 5 de março, os ritos próprios da passagem ao tempo de preparação mais intensa para os Sacramentos da Iniciação Cristã. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, D. António Marto.

Na sua homilia o bispo de Leiria-Fátima refletiu sobre as tentações presentes no trecho do evangelho do I domingo da Quaresma e convidou os presentes a "perceberem a diversidade de tentações que nos cerca" de modo a vermos "a tentação como algo que nos pode ajudar a crescer espiritualmente quando acolhemos os dons do Espírito Santo".

Numa nota disponibilizada no seu sitio da internet o Serviço diocesano da Catequese (SDC) de leiria-Fátima dá conta dos vários rituais realizados na celebração.

O primeiro sinal efetuado pelos catecúmenos foi o da «inscrição do nome». A partir "desta celebração, a caminhada catecumenal entra numa nova etapa. Depois da fase catecumenal que procurou ajudar no caminho de conversão e adesão a Cristo, são agora "eleitos", considerados aptos para a preparação próxima (que ocorre habitualmente durante o tempo quaresmal) para que possam celebrar os Sacramentos da Iniciação Cristã (o que acontece habitualmente na Vigília Pascal). Depois do Batismo, o tempo da mistagogia (que corresponde habitualmente ao Tempo Pascal), ajuda os então neófitos a aprofundar e saborear os mistérios que celebraram e integrarem-se plenamente na comunidade cristã", escreve o SDC.

Segue-se a «Unção com o óleo dos catecúmenos», um rito através do qual se salienta "a unção com o óleo dos catecúmenos e a inscrição do nome no livro dos catecúmenos".

Na celebração D. António Marto enctrou, ainda, "o texto do Credo" aos catecúmenos de modo a que "possam acolher e professar a Fé".

Educris com SDC

Imagem: SDC

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades