Santarém recebe 56º Encontro Nacional de Catequese

A Diocese de Santarém acolhe entre 9 e 12 de abril o Encontro Nacional de Catequese, sob o tema «família - sujeito ativo de Catequese».

A iniciativa, promovida pelo Departamento da catequese do SNEC, destina-se a diretores e equipas dos secretariados diocesanos da catequese e procura refletir sobre o tema da família na catequese partindo da exortação apostólica Amoris Laetitia (AL) e tendo como pano de fundo as alterações no modelo de família e as várias experiencias catequéticasemcurso.

No dia 10 de abril  os trabalhos tem início com a conferência «Comunidade e Família na educação cristã» proferida pelo professor José Eduardo Borges de Pinho da Universidade católica Portuguesa. Pelas 11h45 o padre Tiago Neto, responsável pelo setor da catequese do patriarcado de Lisboa apresenta o tema «Catequista – o discípulo que acompanha».

Da parte da tarde, pelas 15h00, terá lugar uma mesa redonda sob o tema «Comunidade fraterna e missionária» e onde participam o padre Vasco Gonçalves, da diocese de Viana do Castelo com a experiência da catequese familiar, o Diácono Paulo Campino, de Santarém, com a experiência da Escola paroquial de Pais; Isabel Oliveira, da diocese do porto com o projeto da Catequese Intergeracional e o padre José Henriques, da diocese de Leiria-Fátima, com a experiência da Catequese com Adolescentes.

No final da tarde os responsáveis pela catequese celebram a eucaristia no Convento de Cristo, em Tomar. 

No dia 11 de abril os trabalhos iniciam-se pelas 10h00 com a conferência «Não há ventos favoráveis para barco sem destino. A educação dos filhos e a impossível neutralidade moral» da responsabildiade do professor Luís Silva. Pelas 11h45 o cónego Luís Miguel Rodrigues, da arquidiocese de Braga, apresenta o tema «Novas tecnologias na Evangelização».

Pelas 15h30 os trabalhos retomam com um painel subordinado ao tema «Piedade popular e oração em família» e que vai contar com a participação da irmã Josefina Teixeira, da diocese do Algarve, as Famílias de Caná, de Anadia e do casal Helena Pais e Luís, de Santarém.

No dia 12 de abril, último dia do 56º Encontro Nacional de Catequese, os participantes são convidados a um itinerário teológico/cultural pela cidade de Santarém.

Como habitualmente o portal EDUCRIS disponibilizará as conferências do encontro.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades