Évora: Responsáveis apostam em "maior envolvimento das famílias"

O Conselho Pastoral Diocesano da Arquidiocese de Évora aconselhou as comunidades católicas a promoverem "um maior envolvimento das famílias na Catequese e no acompanhamento das crianças".

Nas conclusões do encontro dos responsáveis por este organismo arquidiocesano aponta-se para a necessidade de uma "nova metolodogia para a catequese" de modo a que "esta forma de transmitir a fé continue a ser um lugar de excelência" do património cristão.

Reunidos sob o tema «Hora de mudança na transmissão da Fé» os responsáveis lembram os "tempos de mutação nas estruturas familiares" que já não se coadunam com uma "catequese de indole escolar" mas necessitam de "uma catequese de iniciação cristã" que envolva "toda a comunidade cristã".

No comunicado final Conselho Pastoral Diocesano alerta para a necessidade de "boa preparação a nível intelectual" dos catequistas e, sobretudo "uma vivência espiritual autêntica" que deve passar "por um acompanhamento espiritual dos Catequistas".

Olhando a realidade dos encontros diocesanos e formações existentes na Arquidiocese para os agentes de pastoral o Conselho considera fundamental apostar "na criação de Centros de Formação por zona pastoral, com um calendário formativo devidamente estruturado, por forma a possibilitar o acesso à formação de um maior número de catequistas".

O documento aconselha, ainda, ao desenvolvimento de projetos catequéticos que tenha por base "a Catequese Familiar, a Escola de Pais e a Catequese intergeracional".

Imagem: http://dioceseevora.pt 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades