Quaresma: Dioceses do centro apresentam proposta para os mais novos

Os Secretariados da Catequese das dioceses do centro de Portugal, Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre – Castelo Branco, Santarém e Setúbal, acabam de apresentar a campanha da adolescência para a vivência da Quaresma.

 

"Com Maria caminho para Deus" é o tema proposto "para as crianças e adolescentes da catequese durante a Quaresma e Páscoa deste ano". Em comunicado os secretariados afirmam que "em ano de centenário das aparições de Fátima, propõe-se um 'caminho orante', com uma proposta de um momento de adoração eucarística em cada semana da Quaresma, culminando com um momento de adoração em Tempo Pascal".

Em cada semana propõe-se "um momento de adoração, que parte do texto do evangelho dominical e do texto de uma das aparições de maio a outubro de 1917, terminando com um texto da aparição em Tui, em 1929", refere o documento.

 

A proposta inclui, ainda, "uma pequena tarefa para cada semana. Ao realizar a tarefa, cada catequizando completa um tijolo que traz para o grupo/comunidade para ir construindo uma capela, semelhante à Capelinha das Aparições. Este sinal aparece como referência à centralidade de Eucaristia, na qual a Igreja celebra a presença de Cristo ressuscitado, celebração pascal da comunidade reunida na igreja/capela", sugere a organização.

 

Todos os materiais estão disponíveis em formato livre e podem ser "adaptados a nível local".

 

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades