Leiria-Fátima: Catequistas em formação na Batalha

No passado dia 3 de fevereiro, a vigararia da Batalha, recebeu uma formação para catequistas sob o tema "Descodificar comportamentos". A iniciativa contou com cerca de 100 participantes que escutaram Elsa Rodrigues, psicóloga clinica, aprofundar a temática com aplicações na catequese.

A especialista em psicologia clínica e da saúde procurou "aprofundar o papel da catequese no desenvolvimento da criança e do adolescente" revela um comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

A missiva dá conta da importância, para os catequistas, de "tentarem perceber o que está por detrás dos comportamentos dos educandos e das atitudes a tomar" nas "várias etapas do crescimento humano".

Elsa Rodrigues afirmou aos catequistas que "existe hoje o perigo das crianças confundirem hoje amor incondicional dos pais com submissão destes, a tudo o que elas desejem":

"O mimo nunca é demais, o que falta são as regras. Por isso, a falta de definição e imposição de limites, por parte dos pais, leva a que se potencia o desenvolvimento do 'síndroma de imperador'", afirmou.

Para a psicologa é urgente dar tempo "para que os mais novos falem e expliquem o que pretendem" competindo aos mais velhos "criar espações de compreensão e diálogo com tempos próprios para a reflexão".

Educris/Américo Sabino

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades