JNC2016: "A finalidade da catequese é a alegria da fé"

"Hoje a educação deve ter em consideração não apenas a questão inteletual mas abranger todas as dimensões da pessoa humana", sustentou hoje D. Manuel Pelino Domingues, bispo de Santarém e Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).

Na abertura das Jornadas Nacionais de Catequistas (JNC) o bispo de Santarém afirmou que "família e catequese estão unidas pela alegria da fé".

Para D. Manuel Pelino Domingues a "verdadeira alegria vem do encontro com Cristo que nos liberta e ilumina, levando-nos a formar uma comunidade e a ser fermento do mundo novo".

O prelado alegrou-se pela "preocupação de ligar familia e catequese" que está "bem patente nas respostas dos catequistas das nossas dioceses" ao documento « a catequese: A alegria do Encontro com Jesus Cristo»:

" A insistência maior que vem das várias respostas é, precisamente, a preocupação de ligar a catequese com a familia. Assim a grande preocupação dos catequistas é conseguir encontrar respostas válidas que permitam aos pais um redescobrir a fé e serem, eles próprios, portadores desta alegria de conhecer e experimentar Jesus aos seus filhos".

O diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), diácono Acácio Lopes, agradeceu a presença "de tantos catequistas nesta iniciativa" e desejou "um encontro produtivo onde se pretende refletir sobre o papel da catequese e a sua relação com a família":

Nesta noite de sexta-feira os catequistas recebem a reflexão do professor José Eduardo Borges de Pinho, da Universidade Católica, que apresenta o tema «A alegria do amor na família é o júbilo da Igreja».

 As JNC que decorrem em Fátima até ao próximo dia 30 de outubro e contam com a participação de mais de 450 catequistas de todas as dioceses do país.

 

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades