Catequistas: "Deixar que Deus viva sempre connosco"

“Se este Jubileu da Misericórdia servir para deixarmos Deus entrar naquela parte de nós que tendemos a não Lhe abrir já podemos considerar o Jubileu como um ‘ganho’ para nós”.

 

As palavras são de D. Nuno Brás, bispo auxiliar de Lisboa e membro da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) durante a celebração da eucaristia para cerca de 700 portugueses que vieram a Roma por ocasião do jubileu dos Catequistas.

Na sua homilia, e tomando como meditação o trecho da primeira leitura, retirado do livro de Coelet o prelado atualizou as palavras do profeta para a vida de cada catequista hoje:

“’Lembra-te do Teu criador’, diz-nos Coelet, para nos fazer um convite. Um convite simples, mas muito exigente: ‘lembra-te do teu criador’. Lembra-te sempre do teu criador. No fundo deixa que Deus te acompanhe e faça caminho contigo na tua vida.”

As imagens que construímos sobre Deus

Falando para catequistas D. Nuno Brás pediu aos catequistas para terem cuidado com as “imagens de Deus” e afirmou “que o próprio Jesus nos ajuda desconstruir tantas imagens erradas do Pai” mostrando que Deus “é sempre o completamente outro”, misterioso e diferente do que imaginamos:

“Mesmo para nós que somos peritos em Deus. Bem sei que não nos consideramos, mas somos os que tem a missão de ensinar Deus aos mais novos”.

Daí ser necessário “ousar viver com Deus como única possibilidade. Mas não o deus que nós queremos ou imaginamos, mas aquele que se mostrou em Jesus Cristo. Aquele que diz aos discípulos que tem de sofrer como ouvíamos no evangelho. É esse Jesus Cristo. Não é outro”.

No final D. Nuno Brás rezou:

“Peçamos ao Senhor a graça de ser como Maria, a esposa e mulher de Deus porque aquela que deixa Deus estar sempre presente desde a Imaculada Conceição até à Assunção ao Céu. Ela deixa-se ser a serva de Deus. Que Deus viva sempre connosco. Este Deus que se mostrou na cruz de Jesus Cristo”.

 

Tarde de partilha de experiências e oração de Vésperas

A Basílica de São Paulo Fora de Muros recebe, a partir das 18h00 locais (menos uma hora em Lisboa) a oração de vésperas com a participação dos catequistas reunidos em Jubileu.

Esperados são também um conjunto de testemunhos dados por catequistas que veem de situações de periferia em várias partes do mundo.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades