Jubileu dos Catequistas: Milhares de catequistas esperados em Roma

Roma prepara-se para receber milhares de catequistas de todo o mundo no Jubileu dos Catequistas, evento organizado por ocasião do Jubileu da Misericórdia que a Igreja está a viver.

De Portugal estima-se que estejam presentes no Jubileu Catequético, no Vaticano, mais de cinco centenas de agentes de pastoral provenientes das dioceses de Lisboa, Braga, Guarda, Ponta Delgada, Aveiro, Setúbal.

Para além da participação dos catequistas o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) vai estar representado pelo presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), D. Manuel Pelino, e por dois vogais da CEECDF, D. António Moiteiro e D. Nuno Brás bem como por um grupo de 35 responsáveis diocesanos de todas as dioceses do País.

Em declarações à Agência Ecclesia D. Manuel Pelino Domingues deu conta do "esforço grande" que a catequese em Portugal tem feito "para estar atenta às novas sensibilidades da juventude". O presidente da CEECDF mostrou-se otimista com as novas gerações que considerou "menos sensiveis à prática tradicional" mas muito mais abertos "à espiritualidade e à participação ativa na comunidade".  Para esta mudança de uma catequese mais escolar para uma catequese de seguimento e crescimento comunitário o bispo de Santarém aponta "um querer de atualização constante" onde "os catequistas são os grandes responsáveis".

Não obstante "as multiplas solicitações dos mais jovens" tantas vezes "dispersos e com situações difíceis" D. Manuel Pelino Domingues congratulou-se pelos "muitos jovens que frequentam a catequese nas vásrias dioceses" e deu conta de uma "renovação constante e muito visível dos catequistas":

"Hoje temos muitos jovens catequistas e casais adultos com responsabilidades noutras àreas e que se predipõem para o anúncio" mas  também catequistas mais idosas muito estimadas pelos  mais novos pela experiência e proximidade".

Jubileu marcado pela arte e pela eucaristia com o Papa Francisco

Amanhã, sexta-feira, o Jubileu dos Catequistas tem início marcado para as 18h00 locais [menos uma hora em Lisboa]. Os catequistas de várias latitudes reúnem-se por grupos línguísticos para a introdução ao Jubileu sob o tema "Contemplar a Misericórdia" a partir da obra de Caravaggio intitulada "A Vocação de São Mateus".

Os catequistas portugueses são esperados na Igreja de Santa Mónica que se situa na Piazza del Sant’Uffizio, 8, em Roma. A organização do evento informa os catequistas que a Igreja de San Luigi dei Francesi vai "estar aberta em horário extraordinário entre as 20h30 e as 22h00 locais de modo a permitir aos catequistas a contemplação da pintura de Caravaggio".

No sábado, dia 24 de setembro a partir das 9h00 e até às 14h00 haverá adoração eucaristica e possibilidade de aceder ao sacramento da reconciliação nas Igrejas jubilares de S. Salvatore in Lauro, Piazza di San Salvatore in Lauro, 15, Igreja de S. Maria in Vallicella (Chiesa Nuova), Piazza della Chiesa Nuova, e S. Giovanni Battista dei Fiorentini, na Piazza dell’Oro, 1.

A peregrinação à Porta Santa tem ínício pelas 9h00 e os catequistas interessados podem, ainda fazer "o percurso «Nos passos dos Santos e Beatos da Catequese»". Pelas 18h00 tem lugar, na Basílica de São Paulo Fora de Muros a oração de vésperas seguidas de testemunhos.

No Domingo os catequistas vão celebrar a eucaristia na Praça de São Pedro, no Vaticano, com presidência do Papa Francisco pelas 10h30.

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades