Ecos do 44º Encontro Interdiocesano de Catequistas

Vai já na sua quadragésima quarta edição, o encontro Interdiocesano de catequistas das cinco Dioceses do Centro do Pais: Leiria-Fátima; Lisboa; Portalegre-Castelo Branco; Santarém e Setúbal.

Subordinado ao tema «creio, professo um só batismo para a remissão dos pecados» a 44ª edição contou com a presença de cerca de 120 catequistas das cinco Dioceses e decorreu em Fátima nos dia 6 e 7 de fevereiro.

Disponibilizamos o testemunho, em jeito de resumo, da catequista Purificação Guilherme do Patriarcado de Lisboa e que participou nesta iniciativa.

"No primeiro dia, os trabalhos começaram com a oração da manhã, seguindo-se duas conferências: uma durante a manhã com o tema «Sacramento e Sacramentos», e da parte da tarde, «Iniciação Cristã e Sacramentos»,ambas orientadas pelo padre José Miguel Pereira, reitor do Seminário dos Olivais, Patriarcado de Lisboa

Na sua abordagem o padre José Miguel foi muito concreto e objetivo, olhando a vida concreta de cada um dos catequistas presentes, e a forma de Viver hoje. A comunicação foi simples, objetiva e alegre.

Depois, para tornar ainda mais presente toda esta realidade, fomos abençoados com o perdão de Deus através da Celebração da Reconciliação, sendo que antes de almoço já tinha sido celebrada a Eucaristia. Para terminar este dia, fomos agradecer a Maria pelo Seu amor de Mãe, por tudo o que nos dá e pela Sua intercessão por nós, junto de Jesus.

No segundo dia, como catequistas que somos, iniciámos a manhã com a oração de Louvor a Deus. Após a mesma, os catequistas escolheram um dos quatro ateliers que estavam disponíveis: Celebrações penitenciais – infância; Celebrações penitenciais – adolescência; Catecumenado de crianças e adolescentes e Adoração eucarística com crianças. Cada grupo trabalhou depois o tema escolhido durante a manhã e terminámos com um dos pontos mais alto do encontro, a Eucaristia.

Para terminar o encontro, fomos premiados com mais uma conferência, que teve por tema: «Missas com crianças»,tema apresentado pelo padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima. Este é um tema que levanta muitas questões entre os catequistas e o padre Carlos abordou o tema de forma prática, abordando todos os momentos da Eucaristia.

Foram dois dias de trabalho gratificante; de partilha; de alegria e de esclarecimento que enriqueceu todos aqueles que participaram. Que cada um de nós que esteve presente, não fique com esta riqueza só para si e que a saiba partilhar com os outros catequistas da comunidade a que pertence. Fica aqui um até para o ano na 45ª edição.

Purificação Guilherme



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades