Algarve: Catequistas em formação

O setor da Catequese da Infância e Adolescência (SCIA) da Diocese do Algarve iniciou, no passado fim de semana, o primeiro curso de iniciação para catequistas no presenta ano pastoral.

A formação decorreu na paróquia de Altura e contou com cerca de 61 catequistas proveninentes de sete paróquias do sotavento algarvio. Este mesmo curso vai ter continuidade no fim de semana de 7 e 8 de novembro.

No primeiro fim de semana o padre Flávio Martins apresentou aos catequistas os temas "A Palavra – A quem anuncia o Catequista" e "Quem é o Catequista". Os membros do SCIA do Algarve Martha Soares e Rita Chaves apresentaram o que é o "itinerário catequético" apresentando as "diversas partes que constituem uma catequese".

Já Rita Chaves trouxe aos formandos o tema "O que diz a Igreja acerca da catequese", trazendo à reflexão" documentos produzidos pelo magistério da Igreja sobre a catequese", nomeadamente o "Diretório Geral da Catequese, a exortação apostólica do papa Paulo VI Evangelii Nuntiandi, a exortação apostólica do papa João Paulo II Catechesi Tradendae, e o Catecismo da Igreja Católica.

Da parte da tarde o padre Nelson Rodrigues abordou o tema "Psicologia da Infância e Adolescência". A diretora do SCIA, irmã Josefina Teixeira, explicou aos formandos "O que anuncia a catequese", aludindo à parábola bíblica do semeador para evidenciar as semelhanças entre o trabalho de um agricultor e o de um catequista.

A segunda parte da formação, nos dias 7 e 8 do próximo mês, abordará os temas "A Bíblia, sua constituição e importância na Catequese" que será apresentado pelo padre Jesús Ejocha, "A realidade da nossa Catequese", pela imã Leonor Bernardino, "O que é a Catequese", pela irmã Josefina Teixeira, "Catecismo da Igreja Católica", pelo padre Flávio Martins, "Como anuncia o Catequista", pela irmã Leonor Bernardino.

O SDCIA tem ainda outro curso de iniciação marcado para os dias 2 e 3 e 16 e 17 de abril, na paróquia de Quarteira.

 

Educris com Folha do Domingo

Imagem: Samuel Mendonça



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades