Lisboa: 300 catequistas em formação

A zona pastoral do Oeste recebeu nos dias 10 e 17 de Outubro, em Torres Vedras e na Benedita, respetivamente, mais de 300 catequistas numa ação de formação por catecismos.

A formação foi orientada pelo padre Tiago Neto, novo diretor do Setor da Catequese do Patriarcado, e  contou com a participação da irmã Maria José, Maria Luísa Paiva Boléo e Fátima Terra, da equipa da catequese do Patriarcado. Estiveram presentes catequistas das vigararias de Alcobaça-Nazaré, Caldas da Rainha-Peniche e Lourinhã, Torres Vedras, Alenquer e Mafra.

Da parte da manhã tiveram lugar as formações dirigidas aos catequistas da catequese de infância, do 1° ao 6 ° catecismo. À tarde foi a vez dos catequistas da adolescência, do 7° ao 10° catecismo.

A todos os participantes foi oferecido o Programa da Catequese da Infância publicado recentemente pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã, que congrega os objetivos e os pontos essenciais dos vários anos da catequese da infância.

 

Testemunhos dos Catequistas
Raquel Pinheiro
3º catecismo
"Como catequista pela primeira vez do 3º ano fiquei esclarecida em algumas dúvidas e mesmo em atividades que podemos realizar com as crianças. Ficámos a conhecer as festas, como se realiza uma catequese com sucesso e aprendemos a motivar as crianças para a sua fé. Aprendi muito, fez-me refletir sobre outras questões. Gostei muito da formação dada pelo padre Tiago. Deu-nos um ajuda muito grande para o decorrer deste ano".
 
Rita Rebelo
3º catecismo

"Esta formação foi muito enriquecedora para mim pois foram-me oferecidas ótimas ferramentas de trabalho e deram-me a conhecer novos métodos de preparação das catequeses. Consegui entender melhor os objectivos deste catecismo e aprendi bastante com as experiências partilhadas pelo formador e pelas outras catequistas presentes."

Irene Lopes
7º catecismo

"Sempre que posso participo nestas formações. Nesta formação do 7º ano foi focada principalmente a questão da nossa postura como catequistas, o facto de sermos modelo e conseguirmos falar com convicção. A formação ajudou-me a perceber que podemos chegar aos jovens com o nosso discurso, compreendendo-os na sua fase de mudança. O workshop foi bastante prático, nesta questão de dar dicas práticas para as nossas catequeses".

Fátima Siopa
7º e 8ºcatecismo
 
"Achei muito rico o workshop do 7º e 8º ano onde falaram na questão do acolhimento. Achei importante reforçarem a ideia de que temos de aceitar os jovens como eles são, e estarmos mais abertos às suas necessidades e àquilo que cada um pode dar. A formadora deu muitas ideias de como trabalharmos em grupo".
 
Vanessa Quitério
5º catecismo
 
"Estes momentos formativos são muito importantes para consciencializar muitas das catequistas para a importância da partilha de conhecimentos e de experiências. Todos sabemos muito mais e cada grupo é uma realidade única. Muito nos apraz receber outras catequistas de outras localidades e assim acolher no nosso espaço comum que é o Centro Comunitário este género de encontros, o que nos faz também preparar o acolhimento com maior alegria para o bem de todos. Sempre que nos solicitam o espaço aceitamos com o maior dos agrados."



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades