D. António Francisco dos Santos: "A Catequese precisa de ser escola de formação integral"

Na tarde de sábado, dia 18 de julho, D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto e membro da CEECDF, celebrou a eucaristia com os 375 catequistas que participaram nesta ação de formação organizada pelo Secretariado diocesano da Educação Cristã (SDEC) do Porto.

Na sua homilia o bispo do Porto começou por lembrar aos catequistas que foi “Deus que tomou a decisão primeira de nos tornar catequistas”. Para D. António “a generosidade do catequista só pode estar presente se estivermos conscientes da alegria do Evangelho que nos conduz”.

Na ocasião D. António apontou “o caminho feito na renovação da catequese nos últimos anos” e reafirmou a ideia de uma necessária e profunda “formação dos agentes na adequação às novas linguagens e pedagogias atuais numa época de profundas mutações”.

“A Catequese é dinâmica, é uma perspetiva diariamente recomeçada, é um caminho nunca terminado ou perfeito. Por isso não se pode limitar a uma formação meramente doutrinal. Precisa de ser uma verdadeira escola de formação integral”.

O bispo do Porto apontou “a formação permanente” como o modo de nos “convocar para a abertura de espirito e capacidade de alargar o horizonte da formação para melhor servir as crianças, jovens e famílias”.

 

Veja toda a homilia na íntegra



Recursos:
Eucaristia das XI Jornadas de Verão:


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades