Lisboa: "A Tua vida é uma Missão"

A Festa da vida aconteceu em Penafirme no dia 9 de Maio de 2015.

O oitavo ano de catequese compreende que se celebre a vida. A celebração aconteceu em contexto diocesano no Externato Liceal de Penafirme. Este pequeno oásis de aconchego e beleza acolheu 523 adolescentes de 13 -14 anos, 105 catequistas e 139 pais de 48 paróquias do Patriarcado.

A Festa da Vida, a partir do tema “A Tua Vida é Uma Missão” foi preparada por um pequeno projeto de missão, que cada grupo, com o seu catequista e alguns pais, realizou na comunidade paroquial a que pertence. O conjunto das missões realizadas forma um dossier que é oferecido ao Senhor Cardeal Patriarca, como sinal de comunhão, no mesmo “sonho missionário de chegar a todos”.

Na parte da manhã, o acolhimento e a animação preparada pelo grupo de jovens da Paróquia da Carvoeira, Torres Vedras, ia integrando os grupos que chegavam e formando a assembleia para a celebração Eucarística presidida por D. José Traquina, bispo auxiliar do Patriarcado.

Ao dirigir-se aos jovens, D. José evidenciou o momento de vida que celebrávamos, a importância em dar e acolher a vida como um dom de Deus, que no-la ofereceem abundância. Desafiouos jovens a viver a vida na medida alta, a defender a vida dos mais indefesos, a procurar caminhar sempre na verdade e a ser uma missão de amor, como discípulos de Jesus Cristo. Referiu-se também aos consagrados e consagradas presentes, como seguidores de Jesus, neste ano especial dedicado à Vida Consagrada.

Os jovens receberam a Cruz da Vida, símbolo do 8º ano e da Festa.

Depois da celebração foi o momento de apresentar os Institutos de Vida Religiosa que se disponibilizaram para orientar os ateliers, que decorreram depois do almoço: Salesianas, Apresentação de Maria, Vitorianas, Amor de Deus, Franciscanos, Servas de Nossa Senhora de Fátima, Concepcionistas, Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, Hospitaleiras da Imaculada Conceição, Movimento Teresiano de Apostolado, Combonianos, Dominicanas e Seminário de S. José de Caparide. Nos ateliers foi a oportunidade de descobrir uma figura bíblica, um fundador ou fundadora da respetiva congregação, apresentar a missão realizada ou em curso, por cada uma das paróquias e conhecer outras missões, registadas em vídeos.

Depois dos ateliers, toda a gente regressou ao local da Eucaristia, para ver e em parte participar no musical de S. Paulo que o Padre Juvandes e um grupo de cristãos da paróquia de Alhandra apresentaram. Os comentários que muitos fizeram exprimiam a surpresa do tesouro de mensagem e de descoberta de S. Paulo, proporcionada pela arte de tão belo musical.    

Terminava assim a jornada, sonhada e preparada por muitos, para os jovens: Os catequistas e todos quantos se envolveram na preparação deste dia, regressamos a casa de coração agradecido pelo que vivemos juntos, pelo espaço que nos acolheu, pela partilha de dons, pela comunhão eclesial e pelo Espírito que nos congrega e envia.

Celebrar em conjunto a festa da vida, foi uma pequena expressão da semente que lançada em boa terra dá muito fruto. Os adolescentes agarraram, com alma e coração, o desafio de se envolverem no sonho missionário e transformarem a realidade na qual se inserem, levando Jesus Cristo, às pessoas que se sentem mais isoladas e a necessitar de uma palavra, de um olhar de esperança. A alegria que brilhava no olhar destes jovens, quando partilhavam a sua experiência do projeto de missão, contagiou a todos e despertou-nos para a importância de darmos as mãos e sonharmos mais unidos, pois só assim a realidade muda de verdade! A vida nova que germina, em todos os que levaram por diante os projetos, continuará a manifestar sinais de amor, pois a grande convicção que estes adolescentes partilharam foi a de que, este sonho não pode ficar só num projeto. Transformados por Cristo, cresça este desejo de anunciar o seu amor e a sua vida a todos!

Ir. Alzira Sousa fma, ir. Maria José Bruno snsf

Fotos gentilmente cedidas pela Foto João Brasileiro



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades