Castelo de Vide recebeu I Dia diocesano da Catequese

Neste ano em que se celebrariam os 25 anos do Dia Diocesano do Catequista, a celebração deste dia alargou-se, desta vez, a todos os catequizandos, crianças e adolescentes. E foi a Festa da Catequese. Foi o 1º Dia Diocesano da Catequese, e não só dos catequistas, para celebrar a caminhada da fé que cada um faz, a seu modo, na catequese e por via da catequese.

Decorreu o evento em Castelo de Vide, com a presença de cerca de 200 catequistas e, claro, crianças e adolescentes das nossas catequeses, sem os quais a festa não seria, assim, tanto festa...

Os trabalhos começaram por volta das 10 horas com a oração da manhã, presidida pelo nosso Bispo, depois da qual as pessoas se dividiram: crianças, com o Pe Nuno Folgado, para a sede dos Bombeiros; os adolescentes, para a Casa do Povo, com o Pe Nuno Silva e Ricardo Farinha; e os catequistas  para a Fundação Nª Sª da Esperança, para um momento formativo, que foi a conferência sobre  “A Catequese, expressão da  Maternidade Espiritual da Igreja”, proferida pelo Pe Dr. Paulo Malícia, presbítero da Diocese de Lisboa, embora nascido na nossa Diocese, ali mesmo à beirinha, na freguesia de Póvoa e Meadas.

O almoço, partilhado por todos, porque o tempo não permitiu que fosse de outro modo, foi também na sede dos Bombeiros daquela vila. Depois, a partir das 14:30, o Pe JoséLuís Borga com o seu conjunto, não só animou toda a assembleia  que enchia, quase por completo, a grande Igreja de Castelo de Vide, mas, com as suas canções cheias de mensagem e conteúdo evangélico,  trouxe a este grande dia aquele sentido da alegria  cristã que deve caracterizar toda a ação catequética e missionária. A celebração Eucarística presidida pelo Sr. D. Antonino e concelebrada por alguns sacerdotes, animada pela guitarra e engenho do Pe Nuno Folgado, a frescura dos cantos juvenis e dos pequenos cantores, coroou este belo dia de trabalho, convívio e festa. Foi mesmo a Festa da Catequese!

 SDECIA



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades