Porto: Mais de 10 mil catequistas iniciam o ano catequético

Na catequese, como na vida diária, não se nos pedem discursos sobre teorias, mais ou menos interessantes, mas a mensagem e a vida de Jesus Cristo feita vida na nossa vida".  

As palavras são de D. Pio Alves, administrador apostólico do Porto, durante a celebração de abertura do ano Catequético que decorreu na cidade e Espinho.

Na ocasião o administrador apostólico do Porto recordou os presentes que “salvo raras exceções” os primeiros discípulos de Jesus “não era teólogos encartados e pedagogos” mas souberam “assumir o mandato de Jesus de ir e fazer discípulos”. Para D. Pio Alves nunca é demais fazer memória das “dificuldades de todo tipo, imensamente maiores que as que hoje marcam o nosso ambiente". Na linha do que o papa Francisco disse no Congresso Internacional da Catequese, D. Pio afirmou aos catequistas que a catequese “não é uma teoria nem uma técnica” e que o melhor dela “não são as pedagogias” mas o “próprio catequista”.

Durante todo o dia os catequistas celebraram a fé e assim a vida. O dia iniciou com um concerto de acolhimento. Depois cada vigararia apresentou-se no pavilhão de Espinho numa dinâmica que destacou o aspeto visual e trouxe aos catequistas os exemplos de vários santos evangelizadores.

O inicio do Ano Catequético na diocese do Porto coincide com o encerramento da Peregrinação Internacional do Catequista, que decorreu em Roma, e com o início da Semana Nacional da Educação Cristã.

 

Fotografia: Secretariado Diocesano da Catequese do Porto



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades