Peregrinação dos Catequistas em Roma

“ Peregrinar ao túmulo do apóstolo Pedro” e “ser confirmado na fé pelo Papa Francisco” são dois dos objectivos que levam a Roma mais de 20 mil catequistas nos dias de hoje a amanhã.

Durante a manhã de hoje os catequistas, vindos de todo o mundo, foram recebidos em diversas Igrejas da cidade de Roma onde tiveram a ocasião de participar em diversas catequeses.

Durante a tarde os catequistas peregrinaram até à Basílica de São Pedro no pequeno estado do vaticano. Aí foram agrupados por línguas de origem e foi-lhes apresentada a praça de São Pedro e explicados os “diversos símbolos presentes nesta praça”. Uma vez dentro da Basílica de São Pedro os catequistas caminharam pela Basílica mais comprida do Mundo para, junto ao túmulo ao Apóstolo Pedro, rezarem em conjunto o Credo que resume as verdades da fé cristã na sua própria língua de origem.

Para amanhã, ultimo dia desta peregrinação, os catequistas vão participar na eucaristia no recinto da basílica, que vai ser presidida pelo Papa Francisco. Na ocasião os catequistas farão a sua “professio fidei” e serão enviados por todo o mundo numa simbologia que remete para o início do cristianismo.

Portugal faz-se representar pelos directores e responsáveis diocesanos da catequese, dois grupos pela diocese de Lisboa e outros dois pela diocese de Setúbal. No total cerca de 100 pessoas do nosso país participam na peregrinação.

 

veja, na nossa página no facebook toda a reportagem fotográfica que preparámos.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades