JNC: "A fé é o maior tesouro que podemos transmitir"

"A fé é uma experiência de encontro com Jesus. É mais do que apenas uma transmissão de conhecimentos”. As palavras são de D. Manuel Pelino, na abertura das Jornadas Nacionais da Catequese (JNC) que decorrem em Fátima até ao próximo dia 7 de outubro.

 Na ocasião o bispo de Santarém agradeceu aos catequistas o seu trabalho e lembrou o contexto atual afirmando que “numa época em que os pais, porventura, não deixarão grande fortuna material aos filhos, a fé constitui-se como o verdadeiro tesouro”.

Na noite do primeiro dia o Padre Luís Rodrigues, do Departamento arquidiocesano de catequese, apresentou a obra “Catequética – Curso Geral de Catequistas”. Na ocasião este responsável relembrou os presentes da urgência desta obra uma vez que, “nos últimos anos redescobrimos, que a catequese tem, antes de mais, de iniciar o catequizando no encontro com Cristo".

Catequese Familiar: Uma nova maneira de ser cristão

A noite terminou com uma mesa redonda com testemunhos de pais e responsáveis do projeto-piloto de catequese familiar que se encontra implantado em seis paróquias e envolve mais de setenta famílias em todo o país.

Na ocasião o padre Vasco Gonçalves, responsável por este projeto afirmou que este “proporciona um salto qualitativo em relação à catequese dita tradicional” porque “introduz a formação da fé não só aos filhos mas também aos pais”. Assim, afirmou, “o sujeito da catequese deixa de ser a criança e passa a ser a família” e possibilita “fazer também catequese de adultos". Para o padre Vasco Gonçalves os objetivos da catequese familiar passam pela “promoção da integração eclesial da família" e pela “construção de uma nova maneira de ser cristão”.

 

Segundo dia marcado pela Catequese Intergeracional e por atelier’s temáticos

Na manhã de sábado os mais de setecentos catequistas presentes em Fátima vão participar na eucaristia, que terá lugar na Basílica da Santíssima Trindade. Depois da eucaristia Isabel Oliveira apresenta «A Catequese Intergeracional» – como adotar uma metodologia de projeto nas nossas paróquias».

Nesta tarde os catequistas estarão em formação divididos em conferências temáticas. A noite terminará com o sarau cultural.

Acompanhe em www.educris.com

Todas as Jornadas estão a ser disponibilizadas no site www.educris.com. Na página do facebook do Educris, em www.facebook.com/educris.pt, é possível seguir, através de post’s em direto, as conferencias e aceder a fotografias das Jornadas.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades