Lisboa: I Jornada de formação reflete sobre «o cuidado de menores da catequese»

Párocos e Catequistas de Lisboa reúnem-se com especialistas da ara da presença de risco no acompanhamento de menores

O Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa (SCL), em parceria com o CUIDAR (projeto do CEPCEP-UCP), e com o Sistema de Proteção de Cuidado da Companhia de Jesus (Jesuítas), organiza, no próximo dia 5 de fevereiro, em Torres Vedras, uma jornada de formação intitulada «O cuidado de menores na catequese».

“Trata-se da continuação de um trabalho de reflexão sobre este tema que temos vindo a desenvolver em Lisboa e enquadra-se na forma como a Igreja tem vindo a propor que as instituições católicas lidem com estas situações e que apostam na prevenção da situação de risco”, explica ao EDUCRIS o padre Tiago Neto, diretor do SCL.

O responsável dá conta de que “este sistema de prevenção e cuidado das pessoas menores” já tinha sido preparado “antes da pandemia”, mas ficou a aguardar o melhor momento para a sua implementação.

“Com esta formação queremos passar à prática esta questão colocando em ação as indicações da Conferência Episcopal Portuguesa através da capacitação os adultos em catequese a agir em qualquer situação que possa surgir”, desenvolve.

A ação, que tem início pelas 10h00, conta com a orientação dos juristas Rodrigo Queiroz e Melo e Sofia Marques, e das psicólogas Susana Costa Ramalho e Joana Arsénio.

“Fazemos esta formação em colaboração com um grupo de trabalho que já tem vindo a formar em dioceses diferentes para ajudar os agentes a identificar riscos que periguem o valor supremo de cada pessoa”, completa.

A jornada decorrerá das 10h00 às 17h00 horas no Centro Pastoral de Torres Vedras.

Imagem: Unsplash

Educris|01.02.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades