Guarda: Catequese desafia a uso de novas formas de acompanhamento

Departamento da Catequese da Guarda quer paróquias envolvidas com possibilidades virtuais de acompanhamento dos mais novos

O padre Valter Duarte Salcedas enviou uma carta aos padres da Diocese da Guarda onde pede um "acompanhamento próximo" dos catequizandos para que "o percurso catequético não se perca".

Numa altura em que a situação pandémica no país não permite o acompanhamento pessoal o responsável do Departamento da Catequese da Infância e da Adolescência da Diocese da Guarda desafia os catequistas a “encontrar mecanismos de acompanhamento”.

"Podemos fazer este acompanhamento próximo quer pela migração para os meios virtuais, pelas plataformas já conhecidas, quer por algum tipo de acompanhamento menos sistemático, mas sempre atento”, apontou.

Na missiva o diretor do Departamento recorda aos catequistas que os catecismos da infância “têm sempre uma proposta ‘Em Família’” que, para além de fazer uma síntese da catequese, “é uma forma simples de envolver os pais na caminhada dos filhos”.

Congratulando-se pela "adesão ao projeto Sayes", na catequese com adolescentes, o padre Valter dá conta “de uma transição para o digital com relativa facilidade”.

Aos sacerdotes o responsável dá, ainda, conta, da existência de muitos catequistas que “estoicamente mantinham os seus grupos em regime presencial”, e que são agora confrontados com a suspensão presencial da catequese, uma situação que desejavam “ser o último recurso”.

Educris|31.01.2020

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades