Leiria-Fátima: Catequese lança proposta para o Domingo da Palavra

Iniciativa é desafio proposto pelo Papa Francisco e realiza-se a 24 de janeiro

O Serviço Diocesano da Catequese (SDC), da Diocese de Leiria-Fátima, acaba de publicar uma proposta para o «Domingo da Palavra», que será celebrado no III Domingo do Tempo Comum.

Instituído pelo Papa Francisco em 2019, com o motu próprio Aperuiti Illis, o «Domingo da Palavra» “dedicado à celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus”.

O documento do SDC de Leiria-Fátima, apresenta dois esquemas para ajudar à vivência do «Domingo da Palavra».

“Quisemos contribuir com dois esquemas distintos. Um para ser realizado na catequese, outro para ser vivido em família”, Explica o SDC em comunicado.

A proposta considera importante que “para além da preparação cuidada do encontro da catequese, quanto possível os catequistas podem envolver as crianças ou adolescentes do seu grupo, e as suas famílias, na preparação do mesmo, nomeadamente com o envio, pelos meios digitais, do texto bíblico central da catequese que decorrerá nessa semana”.

Este é o segundo ano em os cristãos são convidados a viver o domingo “como um dia solene”, sugerindo-se que “na celebração eucarística, se possa entronizar o texto sagrado, de modo a tornar evidente aos olhos da assembleia o valor normativo que possui a Palavra de Deus”.

O SDC convida os catequistas a terem “em evidência o lugar da Bíblia na sala, cuidando de reforçar a centralidade da Palavra no encontro de catequese”.

“Cuidar da beleza do espaço, com a presença de uma vela e flores. Quanto possível, ter um dístico com a indicação “Domingo da Palavra de Deus”, sublinha.

OS dois esquemas propostas estão disponíveis AQUI em formato word e pdf

Educris|07.01.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades