Fátima: A família e catequese em análise

Mais de 600 catequistas de todo o país estão desde hoje e até domingo reunidos em Fátima para participar nas Jornadas Nacionais de Catequistas.

Subordinada ao tema "A catequese e a Família" as Jornadas procuram lançar a reflexão sobre o papel das famílias no processo catequético.

Na noite de sexta-feira o Padre Vasco da Cruz Gonçalves apresentou aos catequistas " a Catequese Familiar: um modelo" procurando explicar " a partir dos documentos da Igreja e das raízes Bíblicas" o fundamento do modelo com base "em experiências vividas em diversos países europeus" e tomando em consideração um conjunto "de projetos-piloto" levados a cabo por algumas dioceses portuguesas.

Para o padre Vasco Gonçalves é importante perceber "que este novo modelo realça a importância da relação pessoal, onde a educação familiar deve acontecer sempre em referência a Cristo Ressuscitado".

Tomando por base a experiência de uma catequese estruturada em 10 anos o padre Vasco referiu que "hoje há uma grande sensação de ineficácia do processo de Iniciação Cristã cristã, pensado apenas para a infância e adolescência" uma vez que "tradicionalmente, e apesar das limitações de métodos e conteúdos, a catequese tinha um contexto, garantido pela família, pela comunidade, pela escola e também pelo próprio ambiente envolvente". Hoje a descontextualização da catequese é, sem dúvida, um problema central e, simultaneamente, um desafio", referiu.

Para o padre Vasco é necessário "concentrar a atenção nos adultos e sobretudo nas famílias. O que não significa abandonar as crianças e adolescentes" e entender que "o sujeito da catequese deixa de ser o catequista e passa a ser a comunidade.

Os trabalhos continuam amanhã em Fátima já com a possibilidade de serem seguidos, em diferido na Plataforma online de formação para catequistas onde 150 catequistas seguem os trabalhos em diversos pontos do país e do mundo.

Para ter aceso às conferências basta inscrever-se aqui

veja a galeria de Fotografias das Jornadas Nacionais de Catequistas aqui

Programa do 2º dia

8 de Outubro 

09.30  - Oração.

10.00 - 2ª Conferência: A Catequese e a Família, desafios pastorais, P.Emílio Alberich.

11.00 - Intervalo para o café.

11.30 - Continuação da Conferência.

12.30 - Lançamento do livro «Família, lugar de educação na fé?».

13.00 - Intervalo para o almoço.

15.00 - Conferências por Unidades Temáticas (locais a indicar posteriormente, no secretariado das Jornadas)

1

 O Despertar Religioso - Ir. Maria José Bruno

2

A Catequese Familiar: orientações para a prática - P. Vasco Gonçalves e Cristina Sá Carvalho
3

A Catequese Intergeracional: orientações para a prática - Isabel Oliveira

4 Trabalhar com as Famílias na Catequese - Cristina Sá Carvalho e Ir. Isolinda Almeida
5   A Catequese dos Adolescentes: interrogações - P. Paulo da Costa Malícia e P. Manuel Queirós da Costa

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades