0 / 0

Domingo de Ramos: «Que Messias procuramos e seguimos?», padre Nelson Pereira

No Domingo de Ramos o padre Nelson Pereira, da diocese de Angra, recupera Barrabás na presença de Jesus e desafia os cristãos a tornarem-se “Cireneu, José de Arimateia e Veronica” na vida dos mais desprotegidos

“O evangelho deste domingo, que inicia a semana santa, apresenta-nos uma panóplia de situações e sentimentos. O mesmo povo que o aclama é aquele que o vai condenar”, afirma o sacerdote.

Na imagem da condenação de Jesus, perante “Pôncio Pilatos e diante de Barrabás” o padre de Angra convida os fiéis a entenderem o episódio a partir do livro «Jesus de Nazaré do atual papa emérito Bento XVI.

“Sete dias antes as pessoas gritaram por Jesus por pensarem num messias que os ajudaria a expulsar os romanos da palestina. Sete dias depois o povo troca Barrabás por Jesus. Nas palavras de Joseph Ratzinger a escolha é feita entre este ‘combatente resistente’ e o ‘misterioso Jesus’ que anuncia “o perder-se a si mesmo”.

“Que messias escolho para a minha vida? O que me confere riqueza, bem-estar e fama. Ou procuro seguir o Messias Jesus que me convida a despojar-me de mim próprio. A gastar a minha vida pelos outros?”, questionou.

No final da sua meditação o sacerdote afirma que “o Mundo precisa de gente que saiba ajudar a carregar a cruz, de quem saiba limpar as lágrimas. De gente que saiba amar, partilhar e ajudar no caminho à imagem de Cireneu, José de Arimateia e Verónica”.

A iniciativa integrada na iniciativa «Catequese em Casa» pretende “que os cristãos possam ter acesso a uma explicação das leituras propostas pela liturgia para cada Domingo” a partir de um áudio que vai ser disponibilizado no final da manhã de cada sábado.

Sacerdote desde 2017, o padre Nelson Pereira é administrador paroquial da Feteira e do Porto Judeu, na ilha Terceira da diocese de Angra de Herosimo e colaborador habitual do Serviço Diocesano de apoio para a Evangelização, Catequese e Missões – Angra.

Para além do formato MP3, disponível em permanência no Educris o padre Nelson Pereira prepara, semanalmente um pequeno vídeo que está já disponível na sua página pessoal no Youtube.

Educris|04.04.2020



Recursos:
Homilia de Domingo de Ramos



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades