Síria: Jihadistas expulsam cristãos da região

Denúncia parte de religiosa portuguesa presente na região

Os cristãos estão a ser expulsos da região de Idleb, na Síria, revela a Irmã Maria Lúcia Ferreira, portuguesa que habita no território.

“Estão a impor-lhes a taxa, a jizya, para os obrigar a sair, a deixar as suas propriedades e a fugir para a região controlada pelo governo… para [assim] terem poder sobre toda [a região]”.

Em declarações divulgadas pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), a religiosa aponta para a situação que tem levado “grupos jihadistas a confiscar as propriedades pertencentes aos cristãos de Idleb”.

Tal facto já havia sido divulgado em abril passado pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos e tende a perpetuar-se.

“Os grupos jihadistas que ainda controlam parte da região de Idleb estão também a aumentar as rendas das casas e das lojas, dizendo [aos cristãos] que estão no direito de as confiscar se quiserem, pois estão na sua terra”, revela a religiosa que pertence à Congregação das Monjas da Unidade de Antioquia e que vive no Mosteiro de São Tiago Mutilado, em Qara.

“Para estes cristãos tão resistentes, o drama é certamente ter de deixar a terra de seus pais, todas as raízes, tudo para trás… e é qualquer coisa que rasga a alma completamente de cima abaixo”, diz a Irmã Myri referindo que há “toda uma identidade perdida do nos que abandonam o país à procura de melhores condições de vida”, lamenta.

Educris|11.06.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades