Covid-19: Bispos pedem Europa «Unida» e a «crescer na justiça»

Comissão para os Assuntos Sociais da COMECE dá nota positiva ao plano de 750 mil milhões apresentado na quarta-feira

A Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia emitiu uma nota onde dá parecer positivo à proposta da União no plano económico apelidado de ‘bazuca da Europa’.

“Apelamos a um rápido acordo entre os Estados membros e o Parlamento Europeu sobre o plano de recuperação e o próximo quadro financeiro plurianual (QFP). Embora a discussão deva ser dirigida ao bem-comum e guiada por um espírito de solidariedade, a UE deve procurar um acordo que ajude a Europa a se recuperar através da justiça ecológica, social e contributiva”, afirma a Comissão para os Assuntos Sociais da COMECE na declaração “Relançar a Europa com justiça”.

A declaração dos bispos reafirma a posição da Igreja de que a recuperação da Europa deve acontecer “através da justiça ecológica, social e contributiva”.

Para os representantes das conferências o plano da Comissão Europeia “estabelece uma perspetiva clara para uma Europa que procura crescer unida”.

“Um acordo rápido sobre um ambicioso plano de recuperação seria um sinal visível que a UE e seus Estados membros voltaram ao caminho da solidariedade. Complementaria as muitas iniciativas imediatas da UE em resposta à crise, incluindo o primeiro pacote de resgate, as súbitas reações do Banco Central Europeu e os roteiros conjuntos para a recuperação e o levantamento das medidas de contenção da Covid-19”, explicam.

Na missiva os bispos não deixam, no entanto, de denunciar que o “encerramento unilateral das fronteiras” e as ações “autocentradas” dos Estados-Membros em março “causaram deceção entre muitos cidadãos em relação ao projeto Europeu” e constituem-se como “um fracasso em demonstrar solidariedade” numa altura de “tragédia” provocada pelo covid-19.

A COMECE apela a um “renovar do espírito de solidariedade” deseja que o novo plano “coloque a questão da justiça no seu centro”.

“Vamos encontrar uma nova esperança para a Europa numa recuperação conjunta que expressa o nosso renovado espírito de solidariedade e nossa ambição de trabalhar por um futuro justo”, afirmam.

No final do documento os bispos europeus fazem memória “do que inspirou os pais fundadores a criar a atual União Europeia” e recordam as palavras do Papa Francisco na eucaristia de 22 de abril: “Neste momento, em que a unidade é muito necessária entre nós, entre as nações, rezemos hoje pela Europa para que consiga criar esta unidade fraterna sonhada pelos pais fundadores da União Europeia”.

Educris|29.05.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades