Fátima propõe «Manto de Luz» para a noite de 12 de maio

Evento, marcado na rede social Facebook, assinala início de uma “atípica peregrinação de maio”

Nunca, em mais de 100 anos de história, uma peregrinação de fez sem peregrinos. Nunca até amanhã, às 21h30, quando da Capelinha das Aparições, em Fátima, for iniciada mais uma peregrinação aniversario das aparições da Cova da Iria.

“Este é um momento doloroso: o Santuário existe para acolher os peregrinos e não o podermos fazer é motivo de grande tristeza; mas esta decisão é igualmente um ato de responsabilidade para com os peregrinos, defendendo a sua saúde e o seu bem-estar”, avança o reitor do Santuário de Fátima numa mensagem dirigida a todos os peregrinos, na qual lhes pede para ficarem em casa, sublinha o padre Carlos Cabecinhas, diretor do Santuário mariano.

Para uma noite “atípica” o santuário de Fátima propõe a iniciativa «Manto de Luz», já amanhã.

Na noite de 12 de maio, a partir das 21h30, “rezemos a oração do Rosário e acendamos uma vela, colocando-a na nossa janela. Unidos pela fé, participemos nesta grande Procissão das Velas, criando, a partir de nossa casa, um manto de luz, sob a proteção da Senhora do Rosário de Fátima”.

O evento criado na rede social Facebook conta já com mais de 5 mil pessoas a dizerem “presente”.

Como habitualmente os serviços de comunicação do Santuário vão disponibilizar transmissão em direto a partir da sua presença no Youtube ou na página www.fatima.pt

Programa sem peregrinos

No dia 13, a habitual oração do Rosário começa às 9h00, na Capelinha das Apariçõ2es e às 10h00 será celebrada a Missa da Solenidade de Nossa Senhora de Fátima, presidida pelo cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima. As celebrações desta primeira Peregrinação Internacional Aniversária, que evoca a primeira Aparição de Nossa Senhora na Cova da Iria, termina com a Procissão do Adeus.

A decisão do Santuário surge no contexto da situação de pandemia que o país e o mundo atravessam e foi comunicada numa mensagem de vídeo do bispo de Leiria-Fátima, cardeal D. António Marto, no passado dia 6 de abril.

A Peregrinação Internacional de maio é a primeira grande peregrinação deste ano pastoral em que o Santuário convida os peregrinos a «Dar graças por viver em Deus» e assinala a primeira aparição de Nossa Senhora aos três Pastorinhos em maio de 1917.

Paróquias com imagem de Nossa Senhora pelas ruas

Nas redes sociais e nas páginas oficiais de muitas paróquias, de norte a sul do país, as comunidades cristãs mobilizam-se para a “passagem da imagem de Nossa Senhora” pelas ruas das localidades que se “esperam vazias”. Os crentes são incentivados a “irem à janela, colocar a sua vela, e rezar a Nossa Senhora a oração do terço”.

Imagem: Santuário de Fátima

Educris|11.05.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades