Semana da Vida 2020 reflete sobre a «Fragilidade»

Iniciativa decorre de 10 a 17 de maio em todo o país

«A fragilidade humaniza a Vida» é o tema global da Semana da Vida 2020. A proposta, da responsabilidade da Comissão Episcopal do Laicado e Família através do Departamento Nacional da Pastoral familiar, apresenta um conjunto de “reflexões e propostas de atividade” a “partir da reflexão sobre alguns pressupostos e convicções essenciais em torno do tema”.

“Re-conhecer e aceitar a própria fragilidade e cuidar das fragilidades em que ela se manifesta torna a pessoa mais humana, é condição indispensável de humanização pessoal", lê-se no comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

No desenvolvimento do tema para esta semana, “ vivida em contexto de pandemia”, afirma-se que "cuidar dos mais frágeis humaniza-os, humaniza aquele que cuida e humaniza a sociedade", e que "só é verdadeiramente humana uma sociedade compassiva, capaz de promover a justiça social e os mecanismos da solidariedade que a reequilibrem quando as consequências da fragilidade humana partilhada por todos se abatem sobre alguns".

A proposta lembra a urgência de “cuidar dos mais frágeis” enquanto processo de “humanização reciproco” e sustenta que a qualidade de uma sociedade se avalia pelos cuidados prestados aos seres humanos em fragilidade.

“Cuidar dos mais frágeis humaniza-os, humaniza aquele que cuida e humaniza a sociedade. A qualidade humana de uma sociedade avalia-se na qualidade dos dinamismos de solicitude e estratégias de cuidado dos seus membros mais frágeis. Só é verdadeiramente humana uma sociedade compassiva, capaz de promover a justiça social e os mecanismos da solidariedade que a reequilibrem quando as consequências da fragilidade humana partilhada por todos se abatem sobre alguns”, aponta a nota.

A proposta está disponível no sitio online do Departamento Nacional da Pastoral familiar.

No dia 15 de maio, Dia Internacional da Família, entre as 21h00 horas e as 21h30 horas, a organização realiza uma vigília de oração, onde espera ter “todas as dioceses ligadas à mesma plataforma digital”.

A Semana da Vida decorre em Portugal desde 1994, quando os bispos portugueses, no contexto do Ano Internacional da Família, a instituíram para a terceira semana de maio.

Educris|09.05.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades