Cuba: Governo abre "portas" da TV e rádio à Igreja Católica

Iniciativa histórica acontece em plena pandemia Covid-19 e como resposta aos pedidos dos bispos da região


O governo de Havana concedeu espaço de emissão na rádio e televisão do Estado à Igreja Católica para a transmissão de conteúdos como missas ou filmes cristãos. Esta é uma resposta ao pedido elaborado pelos bispos cubanos no passado dia 24 de Março.

Esta autorização inclui a possibilidade de transmissões das missas dominicais pelo menos enquanto durar o tempo de emergência provocado pela pandemia do coronavírus, em que todas as celebrações públicas estarão suspensas.

Após a Páscoa, anunciou o Secretariado da Conferência Episcopal, “e enquanto o isolamento social for mantido”, os bispos terão ainda à sua disposição “um espaço na rádio todos os domingos pela manhã”, sensivelmente no mesmo horário em que durar a transmissão da missa pela televisão.

A propósito da pandemia do coronavírus, que provocou esta mudança, os bispos cubanos elogiaram, segundo o site Vatican News, o “testemunho heróico” dos médicos e outros profissionais de saúde junto das populações, não esquecendo o papel único que tem vindo a ser desempenhado pela Igreja, nomeadamente “sacerdotes, diáconos, religiosos e voluntários da Caritas”, passando pelas “religiosas das diversas Congregações, aos Irmãos de São João de Deus, bem como aos funcionários das Casas para Idosos”.

Todos, explicaram os bispos cubanos, “nesta hora complexa, continuaram a servir e confortar caridosamente muitos que sofrem em seu corpo ou em seu espírito”.

Educris|17.04.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades