Coronavírus 19: Bispos pedem "serenidade" e estabelecem medidas para a Igreja

Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa emitiu hoje comunicado sobre o Covid-19 

Os Bispos de Portugal, através do Conselho permanente da Conferência Episcopal Portuguesa emitiram esta tarde uma nota sobre "a situação provocada pelo Coronavírus" disponibilizada no sítio da Conferência Episcopal na internet.

Na missiva os Bispos apelam "à serenidade e ao incremento da prevenção nos cuidados de higiene" convidando "a que se siga "estritamente as indicações e normas da Direção Geral de Saúde".

Sobre a situação das celebrações religiosas,os prelados dizem estar em "sintonia com outras conferências episcopais e dioceses" e recomendam "algumas medidas de prudência nas celebrações e espaços litúrgicos" para se evitar "situações de risco".

 "Devem evitar-se, por exemplo, a comunhão na mão, a comunhão por intinção dos sacerdotes concelebrantes, a omissão do gesto da paz e o não uso da água nas pias de água benta", sugere a nota.

Até ao momento o Covid-19 foi diagnosticado em dois pacientes em Portugal. A Organização Mundial de Saúde estima em cerca de 88 mil os infetados com o vírus dos quais se lamentam já maisde 3 mil mortes.

O CDC (Centers for Disease Control and Prevention) disponibiliza AQUI um gráfico com o progresso da doença no mundo e formas de proteção.

Educris|02.02.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades