Solidariedade: Cáritas apresenta operação «10 milhões de estrelas»

A Cáritas, com o apoio da Conferência Episcopal Portuguesa, apresenta a iniciativa “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” que vai apoiar as vítimas do Ciclone Idai que dizimou o norte de Moçambique

Na 16ª edição a iniciativa foi apresentada com "uma imagem renovada" no "III Dia Mundial dos Pobres, como sinal do empenho da Cáritas na erradicação da pobreza em Portugal e no Mundo".

Durante os próximos meses a rede nacional Cáritas, quer "empenhar-se na promoção de diferentes atividades que chamem a atenção para os valores da Paz e para a necessidade de se marcar a celebração do Natal com gestos concretos de Esperança e de Solidariedade".

"Esta é uma iniciativa que é muito significativa para nós. Acontecer neste Dia Mundial dos Pobres assume ainda mais relevância. É um veículo para se transmitir a leitura da Cáritas sobre o nosso mundo e de propor mudanças concretas em gestos diários de paz. Não celebramos a pobreza, mas todas as formas de a ultrapassar e, de forma particular, o sucesso de todos os que o conseguiram e conseguem fazer!” afirma Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa.

 

De novembro a janeiro, para todos os que quiserem juntar-se à Cáritas, a “estrela da paz” estará disponível, pelo valor de 2€, nas Cáritas diocesanas, escolas e paróquias aderentes e nas lojas Pingo Doce.

35% das verbas recolhidas vão apoiar as vítimas do Ciclone Idai, em Moçambique

Do total de verbas recolhidas 65% destina-se a apoiar a ação de cada Cáritas diocesana no seu trabalho de apoio às pessoas necessitadas. Os restantes 35% são canalizados para o apoio às vítimas do Ciclone Idai, em Moçambique. A Cáritas reforça também, desta forma, a sua ação junto dos mais fragilizados não apenas em Portugal, mas nas comunidades mais frágeis ao nível internacional.

A rede nacional Cáritas é composta por 20 Cáritas diocesanas, que contam com o empenho de 1241 colaboradores profissionais e mais de 370 voluntários regulares. Todos empenhados no combate a qualquer forma de pobreza. No ano de 2018, a Cáritas respondeu, em todo o país, a 121 031 pessoas. A falta de rendimento, desemprego, endividamento e necessidades de saúde são as realidades que mais afetam, atualmente, as famílias que procuram o apoio da Cáritas.

Para além da atuação nacional, a Cáritas Portuguesa responde a situações de emergência internacional em Moçambique, Grécia, Sudão do Sul e Indonésia e Iemen.

A Caritas tem ainda como parceira a Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), através da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).

Em 2011 e 2014 a disciplina de EMRC apresentou propostas de ação concretas para a campanha em contexto escolar.

Mais informações em www.caritas.pt/estrelas




Newsletter Educris

Receba as nossas novidades