Síria: Arcebispo denuncia êxodo dos cristãos na região

D. Baschar Warda pede intervenção da comunidade internacional e lembra que a região “não aguenta outro conflito sério”.

O arcebispo católico caldeu de Erbil, D. Bashar Warda, alertou para “a ameaça que se faz sentir sobre as minorias religiosas – Cristãos e Yasidis – nas regiões onde historicamente sempre viveram”.

“Os conflitos em curso na região conduzem à falta de segurança e os constantes bombardeamentos são elementos que podem conduzir ao início de um êxodo”, denunciou.

Após a intervenção militar da Turquia na região, e temendo as “implicações que essa ação possa vir a ter a nível humanitário no próprio Iraque”, o prelado deixou um aviso à “comunidade internacional” para que olhe com atenção para “a complexa situação” que se vive na região.

“O que se está a passar ameaça o progresso e a estabilidade num berço histórico da comunidade cristãs. O povo não é capaz de suportar outro conflito sério no país”, reforça.

“É fundamental a remoção total de unidades de milícias armadas e o restabelecimento de controlos de segurança substanciais, formais e legítimos por parte do governo”, considera o prelado.

Nas declarações à Fundação AIS, D. Bashar Warda pede aos fiéis em todo o mundo para se unirem em oração “pelos inocentes da Síria e do Iraque neste momento crítico”.

Educris|22.10.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades