AIS: Ataque a Igreja provoca quatro mortos

Ataque terrorista no Burkina Faso contra a Igreja no momento em que cristãos celebravam a missa

A agência de notícia France Press refere que “indivíduos fortemente armados” atacaram ontem a igreja numa altura em que se celebrava “a missa dominical”. Segundo uma nota oficial da diocese, enviada entretanto para a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), “o ataque causou a morte de quatro fiéis” entre os quais um catequista.

Na referida mensagem, o bispo de Ouahigouya pede as orações de todos “para o descanso em Deus dos mártires, para uma rápida recuperação dos feridos” e ainda “para o consolo das famílias enlutadas”.

Na mensagem, D. Justin Kientega pede ainda aos cristãos do Burkina Faso para rezarem “para a conversão” dos terroristas e “para a paz no Burkina Faso”.

Este ataque mostra que este país continua no epicentro de actividade terrorista por parte de grupos jihadistas e a Igreja parece ser um dos alvos principais de uma onda de violência que travessa fronteiras e que se estende para países da região como o Mali, Níger e Nigéria.

Esse foi o terceiro incidente grave contra igrejas no Burkina Faso nas últimas semanas e ocorreu apenas dias depois de uma operação militar francesa de resgate de ocidentais que se encontravam sequestrados ao que tudo indica também por grupos jihadistas.

Grupos terroristas, ligados à al Qaeda mas também a outras organizações jihadistas têm levado a cabo diversos ataques no Burkina Faso nos tempos recentes.

No mês passado, registou-se um ataque numa igreja protestante na cidade de Silgadji, em que perderam a vida pelo menos seis pessoas. Dias antes, no início de Abril, quatro fiéis foram mortos num outro ataque, desta vez a uma igreja católica no norte do país.

Educris com AIS 28.05.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades