Cáritas lança campanha solidária com Moçambique

Eugénio Fonseca apelou esta tarde à solidariedade dos portugueses no lançamento da campanha de emergência da Cáritas Portuguesa para o território

O presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, disse aos jornalistas que “Moçambique precisa não apenas de ajuda imediata, mas de apoio continuado” perante uma calamidade sem precedentes.

Na conferência de imprensa desta tarde, onde foi apresentada a Campanha «Cáritas apoia Moçambique» o responsável lembrou o historial da organização católica no “apoio e financiamento a programas internacionais de reconstrução e desenvolvimento de comunidades”.

Presente no encontro com os jornalistas D. José Traquina, Bispo de Santarém e Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade humana, disse estar “em comunhão e em oração com aqueles que acompanham em proximidade aquelas populações. Como Cáritas não podemos deixar de estar junto a estas populações”.

A organização católica lembrou campanhas do passado como “a grande campanha do Siri Lanka” onde os portugueses “colaboraram generosamente e permitiram a construção de quatro centenas residências na região”.

Num trabalho que se deseja “concertado entre a Cáritas Portuguesa e a sua congénere Moçambicana” Eugénio Fonseca revelou que a organização já “estava a ajudar as populações ainda antes do ciclone” e que até ao momento já reuniu “mais de 60 mil euros que estão já no terreno a serem aplicados em 4 mil kits alimentares e 3 mil e novecentos kits higiénicos”.

“A conta destinada a emergências internacionais está agora vazia, mas temos a certeza de que com esta campanha, e com o apoio incondicional dos portugueses, poderemos ajudar ainda mais aquelas populações”, garantiu.

O padrinho da campanha é o engenheiro Fernando Santos, selecionador nacional de futebol, que numa curta declaração gravada em vídeo apelou a todos os portugueses a participarem na campanha da Cáritas.

Em contacto telefónico a partir de Moçambique o diretor nacional da Cáritas daquele país Santos Pedro Gotine considerou a situação “catastrófica” e estimou em “mais de mil” as vítimas do ciclone e uma situação “ainda muito complicada nos acessos a certas zonas da região”:

“As famílias tem invitado esforços para sobreviver e recuperar o que perderam. A cidade da Beira ficou alguns dias incomunicável e só hoje se abriu a estrada. Foi difícil gerir. Existe aí escassez de água e comida e o pouco que existe nas lojas que se aguentaram está a preços proibitivos”, afirmou.

“Apelo à população portuguesa a que se associe a esta campanha para podemos ajudar aquelas populações tão fustigadas e com tanta necessidade”, pediu Santos Pedro Gotine.

A Campanha «Cáritas ajuda Moçambique» inicia-se hoje. Qualquer pessoa pode, através do multibanco, preencher a entidade e referência com o número 2 e proceder ao seu donativo.

“Apelo à população portuguesa a que se associe a esta campanha para podemos ajudar aquelas populações”, pediu Eugénio Fonseca.

Eduris|25.03.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades