Braga: Congresso analisa «Educação em tempos incertos»

Iniciativa vai reunir em Braga especialistas mundiais para analisar “grave crise de identidade”

«Educação em tempos incertos: O lugar do Humanismo Cristão e da pedagogia da Companhia de Jesus» é o tema do III Congresso Internacional de Pedagogia que a cidade de Braga vai acolher de 10 a 12 de outubro de 2019 na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa.

Em comunicado a organização justifica a realização da iniciativa com a necessidade de “um olhar para um passado e uma cultura que nos garantem identidade” em termos de incerteza:

“Esquecê-los ou renegá-los aumentará o desnorte, o sofrimento e toda a espécie de riscos que nos ameaçam como indivíduos e como comunidade humana”, sustenta a missiva.

O Congresso pretende “contribuir, com a sua reflexão, para uma Nova Reforma Humanista, que urge encetar, para que o homem, no uso simultâneo da razão e do coração, se volte a questionar sobre a sua identidade, não comprometendo um património milenar identitário resultante de tantas e tão valiosas conquistas a nível civilizacional”, pode ler-se no comunicado.

“O desafio que nos colocamos neste III.º Congresso é o de fazermos caminho, reencontrando-nos através da consciência do que significa a nossa identidade” de modo a “ refletir sobre as nossas raízes histórico-culturais, a partir da educação e em diálogo construtivo, com áreas da contemporaneidade que se situam em zonas de ‘fronteira’”.

Para além dos conferencistas convidados e já confirmados a organização convida “académicos, investigadores, educadores e profissionais ligados à formação em geral, a apresentarem comunicações sobre todos os tópicos relacionados com a temática”.

Todos os interessados devem remeter a sua comunicação para  o email [email protected]

Mais informações:

https://ffcs.braga.ucp.pt/

Educris|3.12.2018

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades