Braga: «Nova Ágora» regressa com olhares sobre o «desafio Ecológico»

Edição deste ano da iniciativa «Nova Ágora», no ciclo “Olhares sobre”, promovida pela Arquidiocese de Braga, tem primiera sessão na próxima sexta-feira, dia 2 de março, e vai analisar o desafio Ecológico.

Com início marcado para as 21h00 no Espaço Vita, em Braga, a iniciativa vai contar, para a análise da temática com a particpação do ministro do ambiente, "João Pedro Matos Fernandes e vários especialistas em ecologia e sustentabilidade como Sofia Guedes Vaz, antiga membro da Agência Europeia do Ambiente, e Francisco Ferreira, presidente da ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável. A moderação vai estar a cargo do jornalista Manuel Carvalho, do Público", explica um comunicado enviado ao EDUCRIS.

Na apresentação do ciclo 2018 o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, destacou a importância do pluralismo de opiniões para a construção comum da sociedade:

"Não perguntamos aos oradores qual é o seu credo, qual a posição que assumem em relação à Igreja. Gostávamos apenas de ter pessoas inquietas quanto à sociedade em todos os seus quadrantes. Esperamos, por isso, uma assembleia muito colorida em termos de presença diversificada", explicou citado pelo sítio online da Arquidiocese de Braga.

Nos dias 9 e 16 de março a iniciativa desenvolve-se com o "olhar" sobre outras duas temáticas atuais. A 9 de março o antigo reitor da Universidade de Lisboa, António Sampaio da Nóvoa, Pacheco Pereira, historiador e Isabel Estrada, professora da Universidade do Minho sob moderação de Júlio Magalhães, director do Porto Canal, refletem sobre o tema «Cidadania e Responsabilidade Social».

A 16 de março, sempre pelas 21h00 no Espaço Vita «Envelhecimento e da Qualidade de Vida» vai contar com a participação do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva, Sobrinho Simões, fundador do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto, e Manuel Lopes, coordenador da Reforma do Serviço Nacional de Saúde para a Área dos Cuidados Continuados Integrados. A sessão é moderada por Conceição Lino, jornalista da SIC.

As inscrições são obrigatórias e devem ser realizadas em www.novaagora.pt.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades