UE/Paquistão: União ameaça Paquistão exigindo libertação de Asia Bibi

União Europeia (UE) faz depender a renovação do acordo comercial com o Paquistão da rápida libertação de Asia Bibi.

A cristã condenada à morte por blasfémia e que se encontra na prisão apenas a aguardar um último recurso na justiça, poderá vir a servir de moeda de troca nas relações entre a UE e aquele país asiático.

Ján Figel, o enviado especial da EU para a promoção da liberdade religiosa, fez saber a Islamabad que a renovação dos acordos comerciais privilegiados que estão em vigor entre a União Europeia e o Paquistão estão dependentes da forma como a justiça deste país vai lidar com o caso de Asia Bibi.

O Paquistão goza, actualmente, de um estatuto que lhe dá direito a um sistema generalizado de preferências para as trocas comerciais com a União Europeia que, na prática, se traduz na isenção de direitos (duty-free) no acesso ao mercado comunitário.

Este estatuto tem sido considerado como sendo uma “prioridade” na política de desenvolvimento do Paquistão, pelo que a cessação do estatuto preferencial nas relações comerciais com os países da União Europeia pode significar um rude golpe nessa estratégia.

A posição da União Europeia sobre o acordo comercial com Islamabad ocorre poucas semanas depois de os Estados Unidos terem incluído também o Paquistão na lista de países “em observação especial por causa das graves violações à liberdade religiosa”.

Ján Figel pertence ao Movimento Democrata Cristão e manifestou frecentemente o seu apoio à jornada de oração e de sensibilização da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) em apoio aos Cristãos perseguidos no mundo e que levou até Roma o marido e uma das filhas de Asia Bibi – que tiveram, aliás, uma audiência privada com o Santo Padre.

Educris|01.03.2018



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades