AIS: Cristo-Rei ilumina-se para lembrar perseguição religiosa no mundo

Iniciativa da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre reúne, ainda, o Coliseu de Roma e igrejas em Alepo e Mossul para lembrar perseguição aos cristãos

Portugal, Itália, Síria e Iraque vão estar ligados numa grande iniciativa internacional da AISem que alguns monumentos vão ser “pintados” da cor do sangue para se lembrar ao mundo a questão da liberdade religiosa e, muito concretamente, a perseguição aos cristãos.

A iniciativa, que decorre no próximo dia 24 de fevereiro, pretende "combater a indiferença” numa jornada que se pretende de "oração e de sensibilização", revela, em comunicado a Fundação católica:

"A violência religiosa tem-se acentuado nos últimos meses em todo o mundo. Quisemos romper com a indiferença, sobretudo entre a comunidade internacional, e garantir que, após o dia 24 de Fevereiro, ninguém possa continuar a ignorar a questão da perseguição aos cristãos".


Esta não é a primeira vez que a Fundação AIS decide “pintar de vermelho” edifícios marcantes nas respectivas cidades para despertar nas pessoas o interesse por esta questão, mobilizando-as em favor dos cristãos e das comunidades religiosas perseguidas no mundo.

Em 22 de Novembro do ano passado o Parlamento e a Catedral de Westminster, em Londres, assim como igrejas, catedrais e escolas britânicas foram iluminadas de vermelho no âmbito da iniciativa local da AIS denominada “Red Wednesday”.

Já em anos anteriores, também a Fonte de Trevi, em Roma, a estátua de Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Basílica do Sagrado Coração, em Paris, ou a Catedral de Manila, foram palco desta iniciativa da AIS, tendo sido também iluminados de vermelho, a cor que simboliza o sangue que ainda nos dias de hoje é derramado todos os dias por tantos cristãos em todo o mundo.

Em Portugal, a Fundação AIS vai também associar-se a esta iniciativa, “pintando” de vermelho o Santuário Nacional de Cristo Rei, em Almada, na Diocese de Setúbal:

"Esta será uma forma de se lembrar também no nosso país o drama imenso da perseguição religiosa no mundo, através de um monumento tão icónico como o Santuário do Cristo Rei, que apesar de estar situado em Almada, na Diocese de Setúbal, está virado para a cidade de Lisboa, e é visto diariamente por milhares de pessoas. Tal como em Roma, Alepo ou Mossul, em Almada haverá um momento de oração do Terço pelos Cristãos Perseguidos, que deverá ter início pelas 16 horas", revela o comunicado.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades