Formação: «Sabedoria e poesia: uma leitura bíblica para o nosso tempo»

Centro de Cultura e Formação Cristã da diocese de Leiria-Fátima propõe para janeiro e fevereiro um ciclo de seis conferências inseridas no tema é “Sabedoria e poesia: uma leitura bíblica para o nosso tempo”.

A iniciativa conta "com a presença de cinco orientadores a partir de perspetivas e abordagens diferentes e complementares", avança uma nota enviada ao Educris.

"O tema procurará trazer à reflexão a lugar da literatura sapiencial no universo veterotestamentário, mas também a sua relevância para a vida crente, hoje. Que palavra nos diz a Sabedoria, hoje? Para que horizonte de vida nos remete? A literatura sapiencial é a vida toda, nua e crua, fecundada pelo Horizonte da vida em Deus", explica a organização. 

A primeira conferência realiza-se no próximo dia 18 de janeiro com a presença de D. António Couto, bispo de Lamego e biblista, que vai refletir sobre o tema «Salmos: tudo o que é humano é rezável?» em duas partes.

A 25 de janeiro «Que diz Job, hoje, ao homem que sofre?» é razido à reflexão por Américo Pereira, professor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica. Ainda neste dia «O íntimo de Deus: vida crente como história de amor no Cântico dos Cânticos» é o tema que a biblista Luísa Almendra.

A 1 de fevereiro, «A sabedoria clama nas ruas’ (Pr 1,20): habitar um horizonte profético», é a reflexão do biblista Bernardo Corrêa d’Almeida, e «Um tempo para tudo no tempo da espera (Ecl 3)», fecha o ciclo do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica.

Todo o ciclo decorre no Seminário de Leiria entre s 19h15 e as 22h30. As inscrições realizam-se junto da secretaria da instituição.

Mais informações:

http://formacao.leiria-fatima.pt



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades