Basileia/Taizé: «Uma alegria sensível às angústias dos outros»

40º Encontro Europeu de Jovens realiza-se até ao próximo dia 1 de janeiro na cidade de Basileia.

São mais de 20 mil os jovens que por estes dias se reúnem na cidade de Basileia, na Suíça. Vem de 45 países e interagem diretamente com mais de 100 mil dos habitantes no primeiro organizado pela Comunidade de Taizé na interseção de três países simultaneamente, Suíça, Alemanha e França.

Na noite do primeiro dia, 28 de dezembro, o prior da Comunidade Ecuménica de Taizé, irmão Alois, afirmou que a realização do 40º Encontro Europeu em Basileia é um sinal para os países europeus:

“Pela primeira vez, um dos encontros europeus realiza-se em três países e, mais, na junção de duas línguas. Basileia é uma cidade europeia. Ao vir aqui, desejaríamos expressar que, na construção da Europa, não é possível regredir”, sustentou.

Na sua meditação, no pavilhão de St. Jakobshalle, o prior da comunidade lembrou a importância da cidade “na reforma protestante” e o seu lugar no processo “ecuménico”:

“Basileia é uma cidade marcada pela Reforma protestante do século XVI e local onde hoje têm lugar várias iniciativas ecuménicas. Ao reunirmo-nos aqui, é também este caminho rumo à unidade dos cristãos que desejaríamos valorizar”, lembrou.

Uma alegria que não se esgota

Aos jovens, entre os quais mais de mil voluntários, o irmão Alois desafiou a uma “alegria que dura mais do que cinco dias”, uma “alegria que nunca se esgota”.

Recordando o tema do encontro deste ano «Uma Alegria que nunca se esgota» o prior de Taizé desafiou os jovens a levarem de Basileia a certeza de que a “alegria do Evangelho vem da confiança de que somos amados por Deus”:

“Se, ao deixarem Basileia, levarem apenas a certeza deste amor infinito de Deus, fonte de alegria, então terão compreendido o essencial. A alegria que resulta do amor de Deus não é uma escapatória aos problemas atuais. Pelo contrário, torna-nos ainda mais sensíveis às angústias dos outros”, sintetizou.

Propostas de meditação para 2018

O irmão Alois publicou já as suas quatro propostas de reflexão para 2018 que se centram na alegria, na carta “Uma alegria que nunca se esgota”: 1.º “Procurar as fontes da alegria”; 2.º “Escutar o grito dos mais vulneráveis”; 3.º “Partilhar provações e alegrias” e a 4.ª “Entre cristãos, alegrarmo-nos com os dons dos outros”.

Educris

Foto:taize.fr



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades