Braga: Teólogos apresentaram contributo para a transmissão da fé

Seminário procurou apresentar investigação sobre os modos de propor a fé na diversidade da sociedade pós moderna.

«Propor a fé numa pluralidade de caminhos» foi o tema geral da iniciativa, que decorreu na Universidade Católica Portuguesa (UCP), e que resultou num livro homónimo. A obra apresenta reflexões teológicas e pastorais sobre os modos de propor a fé "numa sociedade plural", afirma o teólogo Luís Miguel Figueiredo Rodrigues, que coordenou a obra e o seminário e explicou ao Educris o porquê de uma publicação que reúne sete autores na àrea da teólogia pastoral:

"A ideia surgiu para congregar alguma da investigação que se está a fazer em Portugal sobre estas temáticas. Acrescentamos alguns investigadores da Faculdade de Teologia - Braga, que aportaram o específico da sua área teológica, como foi o caso da teologia fundamental e da teologia bíblica".

As duas primeiras contribuições fazem um enquadramento da questão. Começa-se por refletir, com a ajuda de João Manuel Duque, sobre aqueles que são os desafios contemporâneos ao Cristianismo, onde sobressai a articulação das dimensões pessoal e relacional da fé, com dádiva. Mas a reflexão teológica apoia-se, como seu fundamento perene, na palavra de Deus (DV 24), o que implica ver o modo como Deus educa o seu povo. No segundo texto, João Alberto Correia relê a Sagrada Escritura, evidenciando a pedagogia aí utilizada por Deus, que há de ser sempre paradigmática para os evangelizadores.

Mas a proposta de fé parte sempre de um lugar específico, que é a comunidade, pelo que a reflexão de José Cardoso de Almeida sobre aquilo que é uma Comunidade Evangelizadora na perspetiva de João Paulo II destaca o específico da comunidade eclesial, a sua identidade, e as mediações que se poderão potenciar para a tornar, de facto, mais evangelizadora. No contexto português, a iniciação cristã, sobretudo dos adultos, está na ordem do dia. Não apenas na interpelação que é cada pessoa que quer descobrir Jesus Cristo, mas sobretudo naquilo que uma opção pastoral de estilo catecumenal tem de novidade e de refrescante para as comunidades eclesiais. Esta é a reflexão proposta por Vasco António Gonçalves quando olha a catequese de adultos: defini[ndo] conceitos.

Na vida da Igreja, e por isso na hora de refletir sobre a proposta de fé, há realidades que são um permanente ícone, em torno do qual se aglutinam tendências e desafios. Os jovens são uma delas, pelo que a reflexão de Rui Alberto sobre o Mundo juvenil, desafios à evangelização ajuda a ver de um modo muito preciso o mundo contemporâneo, no qual os jovens vivem, e que lança desafios à pastoral eclesial.

A evangelização, como proposta de fé, é sempre um anúncio alegre e festivo, pelo que importa reconhecer e potenciar os ciclos festivos existentes na nossa sociedade, muitos deles com origem no imaginário cristão, já que a «alegria do evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus» (EG 1), expressando-se no ciclo de um ano de festas em Portugal. José da Silva Lima faz aqui um inventário preliminar, lendo as festas numa perspetiva que cruza reflexões dos campos da antropologia e da teologia.

A última contribuição, de Luís Miguel Figueiredo Rodrigues, ensaia vias de diálogo entre a teologia e a cultura digital, tendo como objetivo evangelizar as redes, em rede. Reconhecemos aí o potencial da cultural digital, as possibilidades que ela oferece aos evangelizadores, mas também os desafios e interrogações que lança à identidade cristã, ajudando-a a redescobrir ou, pelo menos, a revalorizar dimensões e aspetos que, noutros contextos, não eram tão evidentes.

Para o coordenador da obra as temáticas apresentadas "trazem desafios à Educação Cristã das novas gerações" porquanto apontam os "desafios culturais que hoje se colocam diante de nós, das implicações do mundo em que as pessoas vivem e da cultura dominante, que é a digital".

O livro está já em venda em formato digital (eBook) e em papel. 

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades