III Jornada de Liturgia, Arte e Arquitetura «Património moderno da Igreja»

III Jornada de Liturgia, Arte e Arquitetura, decorre a 14 de outubro, na igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, sob o tema «Património Moderno da Igreja».

Do programa divulgado pela Ordem dos Arquitetos destaque para a projeção da curta-metragem “Sagrado” (2014), com argumento e realização de Nuno Grande, centrada na premiada igreja onde decorre a iniciativa e marco do Movimento de Renovação da Arte Religiosa.

A curta inclui entrevistas realizadas no interior da igreja com os seus arquitetos, Nuno Teotónio Pereira e Nuno Portas, e conta com uma peça musical composta propositadamente por José Valente, intitulada "O Renascimento do Sagrado".

A III Jornada tem início pelas 10h00 com a intercenção do cónego António Janela, pároco da igreja do Sagrado Coração de Jesus, Cón. António Janela. Segue-se um painel  subordinado ao tema «Contextos» e que é moderado por Paulo Fontes, diretor do Centro de Estudos de História Religiosa, da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

Após intervalo tem lugar o debate acerca da «Responsabilidade pastoral e cultural da Igreja enquanto fiel depositária» e que conta com a participação do padre António Pedro Boto de Oliveira, do Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa e José Aguiar, arquiteto, FAUL.

Da parte da tarde o painel «Formas» vai apresentar diversas igrejas que constituem o «Património Classificado» em Portugal. Pelas 15h00 reflete-se sobre o «Património ameaçado» e o «Património moderno».

III Jornada de Liturgia, Arte e Arquitetura termina com a exibição, a partir das 18h00 do filme «Sagrado».

Informações e inscrições:

http://www.arquitectos.pt/liturgia/

Educris|05.10.2017

 




Newsletter Educris

Receba as nossas novidades